Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA SAÚDE: ANÁLISE DE UM CASO DO INTERIOR DO CEARÁ

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, SAÚDE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS RECURSOS DIDÁTICOS PODEM INFLUENCIAR SIGNIFICATIVAMENTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DOS CURSOS DE SAÚDE. SÃO INÚMEROS E VARIADOS OS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS EXISTENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS, SEM CONTAR QUE PODEMOS CRIAR OU APROVEITAR RECURSOS EMPREGADOS PARA OUTROS FINS. ESSA PRODUÇÃO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA SAÚDE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, REALIZADO NO PERÍODO DE JANEIRO À DEZEMBRO DE 2018, COM A PARTICIPAÇÃO DE 23 DISCENTES DO REFERIDO MESTRADO. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO JÁ UTILIZADO POR MANUEL (2016), ONDE FOI ADAPTADO E UTILIZADA A ANÁLISE DESCRITIVA SIMPLES (AMORIM, 2014) PARA A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS. O ESTUDO FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP), TENDO PARECER FAVORÁVEL, Nº DO PARECER: 2.806.642. OS RECURSOS REFERENTES A TEXTOS E EQUIPAMENTOS (4,04) FOI O ITEM MAIS CONCORDANTE SEGUNDO OS DISCENTES. OS ITENS MENOS CONCORDANTES FORAM QUANTO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS (1,86) E USO DE QUADRO (1,73). OUTROS ITENS FORAM CONSIDERADOS CONCORDANTES, COMO: A UTILIZAÇÃO DE DATA SHOW (3,21), UTILIZAÇÃO DE FILMES E OUTRAS MÍDIAS DIGITAIS COMO ÁUDIO (MÚSICAS, GRAVAÇÕES) NAS AULAS (3,39) E USO INTENSO DE FOTOS, GRAVURAS, JORNAIS, CARTAZES NAS AULAS (3,04) . PORTANTO, É POSSÍVEL CONSTAR QUE SÃO UTILIZADOS RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES, ASSIM COMO, CONSTATOU-SE QUE, SE BEM EMPREGADOS, OS RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER IMPORTANTES ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, O DESEJO PELA DESCOBERTA E CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.