NO ENSINO DA BIOLOGIA, AS AULAS PRÁTICAS E INOVADORAS, ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NAS SALAS DE AULA. TAIS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO SÃO EMPREGADAS PELOS DOCENTES COM O INTUITO DE DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DISCENTES, ASSIM COMO AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE CONEXÃO ENTRE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA E A DINÂMICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. O DESÍGNIO DESTE ESTUDO É DESCREVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA, COM INSERÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS, E AVALIAR A PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS. A PESQUISA SEGUE PRINCÍPIOS QUALITATIVOS, SUBSUMINDO-SE TAMBÉM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES, TENDO A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO CAMPO DE INTERVENÇÃO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS RATIFICAM A NECESSIDADE DE CONTÍNUA RENOVAÇÃO METODOLÓGICA EM BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DE SABERES CAPAZES DE IMPACTAR DE FORMA POSITIVA NA VIDA DOS DISCENTES.