É NOTÓRIO QUE MUITOS DOCENTES AINDA POSSUEM DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DA AULA PELA FALTA DE METODOLOGIA, NA QUAL A MESMA É UMA FUNÇÃO PRIMORDIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DO ALUNO, VISTO QUE É UMA PONTE DE LIGAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO E A PRÁTICA. A PARTIR DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONHECER SE QUANDO OS ATUAIS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU CURSAVAM O ENSINO MÉDIO FORAM INSPIRADOS ATRAVÉS DE SEUS PROFESSORES A INGRESSAREM NO REFERIDO CURSO. ALÉM DISSO, O TRABALHO TAMBÉM TEM O PROPÓSITO DE ATRAIR UM OLHAR MAIS ATENTO DOS PROFESSORES PARA A RESPONSABILIDADE DE INSPIRAR FUTUROS DOCENTES ATRAVÉS DE AULAS INOVADORAS. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE PELA PLATAFORMA GOOGLE PARA A COLETA DE DADOS. ALÉM DISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE GERHARDT E SILVEIRA (2009) E BRUCHÊZ (2019). A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, OS DISCENTES CONSIDERAM QUE O PRINCIPAL MOTIVO DO INGRESSO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FOI ATRAVÉS DO EXEMPLO E DA FORMA DE CONDUÇÃO DAS AULAS DE SEUS PROFESSORES. DESSA FORMA, ALÉM DE ATRAIR NOVOS ALUNOS PARA O MAGISTÉRIO AINDA HAVERÁ MAIOR VALORIZAÇÃO DOCENTE.