NESTE TRABALHO, DISCUTIMOS AS PREFERÊNCIAS MUSICAIS DO CORPO DISCENTE DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS JOÃO PESSOA. ABORDAMOS ESPECIFICAMENTE O ASPECTO DA “DIVERSIDADE CULTURAL” IDENTIFICADA ATRAVÉS DO “ECLETISMO MUSICAL” PRESENTE NAS INDICAÇÕES DOS ESTUDANTES. A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÃO ABERTA INTERROGANDO QUAIS OS TRÊS GÊNEROS MUSICAIS FAVORITOS DOS ESTUDANTES, FORAM APONTADOS 65 (SESSENTA E CINCO) GÊNEROS (OU SUBGÊNEROS) MUSICAIS, CARACTERIZANDO ASSIM UM CENÁRIO DE RELEVANTE PLURALIDADE CULTURAL. NESTE TEXTO, ENFATIZAMOS AS DISCUSSÕES PERTINENTES ÀQUELES GÊNEROS MUSICAIS QUE PODEM SER CLASSIFICADOS COMO “FORA DO FOCO DA CULTURA MIDIÁTICA”, RESSALTANDO O IMPACTO DAS TRANSFORMAÇÕES OCASIONADAS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), DENTRE AS QUAIS A INTERNET DESTACA-SE COMO RECURSO CENTRAL. OS DADOS LEVANTADOS PERMITEM UMA MAIOR COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES QUE CARACTERIZAM A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES COM SUAS PRÁTICAS MUSICAIS (SEJAM ELAS DE PERFORMANCE OU APRECIAÇÃO), PODENDO CONTRIBUIR PARA QUE OS PROFESSORES ADQUIRAM CONDIÇÕES DE TORNAR SUA PRÁTICA DOCENTE MAIS CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA.