GAMIFICAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60627 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 11316 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "CONSIDERANDO AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, E AINDA O CRESCENTE USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, DESTACA-SE O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS POR MEIO DE APLICATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. DESTE MODO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA CELULARES E TABLETS QUE AUXILIE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. É UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OCORRE EM DUAS FASES: A COLETA DE SUGESTÕES COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM AUTISTAS; E A ELABORAÇÃO DO SOFTWARE “MATEMÁTICA NA FAZENDA” POR MEIO DO TEACCH EM GBL. O TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO (PROFNIT) SOB A ORIENTAÇÃO DO DR. CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO. O ESTUDO SE INICIA A LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO ESPECIALIZADO NOS QUAIS DESTACA-SE: BARBOSA (2014); BITTENCOURT E GIRAFFA (2003); E CARVALHO (2015). ESTA É UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE SE ENCONTRA NA FASE DE COLETA DE DADOS, MAS QUE JÁ PERMITE AFIRMAR A VISUALIZAÇÃO DO MÉTODO TEACCH APLICADO AO APRENDIZADO BASEADO EM GBL, ATRAVÉS DO SOFTWARE DE GAMIFICAÇÃO, “MATEMÁTICA NA FAZENDA” AJUDAR CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA OS BONS RESULTADOS COM ALTERNATIVAS AOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO PARA QUE SE POSSA PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA, AUTISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11316_15082019112754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MACHADO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "THIAGOMR" "autor_email" => "professorthiagomr@gmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60627 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 11316 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "CONSIDERANDO AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, E AINDA O CRESCENTE USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA, DESTACA-SE O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS POR MEIO DE APLICATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. DESTE MODO, ESTE ESTUDO OBJETIVA A ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA CELULARES E TABLETS QUE AUXILIE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA AUTISTAS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. É UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE OCORRE EM DUAS FASES: A COLETA DE SUGESTÕES COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM AUTISTAS; E A ELABORAÇÃO DO SOFTWARE “MATEMÁTICA NA FAZENDA” POR MEIO DO TEACCH EM GBL. O TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO (PROFNIT) SOB A ORIENTAÇÃO DO DR. CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO. O ESTUDO SE INICIA A LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO ESPECIALIZADO NOS QUAIS DESTACA-SE: BARBOSA (2014); BITTENCOURT E GIRAFFA (2003); E CARVALHO (2015). ESTA É UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE SE ENCONTRA NA FASE DE COLETA DE DADOS, MAS QUE JÁ PERMITE AFIRMAR A VISUALIZAÇÃO DO MÉTODO TEACCH APLICADO AO APRENDIZADO BASEADO EM GBL, ATRAVÉS DO SOFTWARE DE GAMIFICAÇÃO, “MATEMÁTICA NA FAZENDA” AJUDAR CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA OS BONS RESULTADOS COM ALTERNATIVAS AOS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO PARA QUE SE POSSA PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA, AUTISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID11316_15082019112754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO MACHADO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "THIAGOMR" "autor_email" => "professorthiagomr@gmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }