MENDONÇA, Ester Olimpio et al.. Qualidade educacional nas escolas públicas cearense. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62338>. Acesso em: 05/11/2024 05:07
ESSE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A REALIDADE EDUCACIONAL VIGENTE EM ALGUMAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ, TOMANDO EM CONTA AS LEIS EDUCACIONAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO NO PAÍS. PARA A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO UTILIZAMOS COMO BASE TEÓRICA ASSUNÇÃO (2007), COELHO (2012), CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL (1998), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996), LÜCK (2009), NEVES (1996), RODRIGUES (2006), ENTRE OUTROS. NESTA PESQUISA UTILIZAMOS AS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA DANDO ÊNFASE DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA AO ESTUDO EM QUESTÃO, BUSCANDO DEPREENDER ASPECTOS DE UMA REALIDADE JÁ ESTABELECIDA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM CINCO INSTITUIÇÕES EM TRÊS CIDADES DIFERENTES E UM DISTRITO, SENDO CONSIDERADOS COMO SUJEITOS DESTA PESQUISA OS COORDENADORES E GESTORES ATUANTES NESSAS ESCOLAS PÚBLICAS. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ LONGE DO PROMETIDO NAS LEIS, CONTUDO, OBSERVAMOS O ESFORÇO DAS ESCOLAS E DOS PROFISSIONAIS NA PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES DIÁRIAS ENFRENTADAS DIANTE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.