Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSE

Palavra-chaves: ESCOLAS PÚBLICAS, LEIS EDUCACIONAIS, QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DIFICULDADES NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A REALIDADE EDUCACIONAL VIGENTE EM ALGUMAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ, TOMANDO EM CONTA AS LEIS EDUCACIONAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO NO PAÍS. PARA A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO UTILIZAMOS COMO BASE TEÓRICA ASSUNÇÃO (2007), COELHO (2012), CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL (1998), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996), LÜCK (2009), NEVES (1996), RODRIGUES (2006), ENTRE OUTROS. NESTA PESQUISA UTILIZAMOS AS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA DANDO ÊNFASE DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA AO ESTUDO EM QUESTÃO, BUSCANDO DEPREENDER ASPECTOS DE UMA REALIDADE JÁ ESTABELECIDA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM CINCO INSTITUIÇÕES EM TRÊS CIDADES DIFERENTES E UM DISTRITO, SENDO CONSIDERADOS COMO SUJEITOS DESTA PESQUISA OS COORDENADORES E GESTORES ATUANTES NESSAS ESCOLAS PÚBLICAS. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ LONGE DO PROMETIDO NAS LEIS, CONTUDO, OBSERVAMOS O ESFORÇO DAS ESCOLAS E DOS PROFISSIONAIS NA PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES DIÁRIAS ENFRENTADAS DIANTE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.

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