A APRENDIZAGEM DO SEA É UM PROCESSO COMPLEXO E SE DÁ DE FORMA GRADATIVA. APROPRIAR-SE DA ESCRITA ALFABÉTICA NÃO É SIMPLESMENTE CODIFICAR E DECODIFICAR E SIM UTILIZAR UM SISTEMA DE NOTAÇÃO E ISSO EXIGE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES HIPÓTESES FORMULADAS PELO APRENDIZ, PONTUADAS PELA ESTUDIOSA NA ÁREA, EMÍLIA FERREIRO. QUEM ALFABETIZA DEVE RESPEITAR TAIS NÍVEIS E PROPOR ATIVIDADES QUE PROMOVAM O AVANÇO DE CADA APRENDIZ. PARA ENTENDER PORQUE O ALUNO CHEGA NO ÚLTIMO ANO DO PRIMEIRO CICLO AINDA EM UMA HIPÓTESE NÃO ALFABÉTICA, TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. JÁ COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TIVEMOS: A) INVESTIGAR OS POSSÍVEIS MOTIVOS QUE LEVAM OS ALUNOS A NÃO SE ALFABETIZAR AO FINAL DO 3ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; B) OBSERVAR E ANALISAR A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO; C) VERIFICAR SE HÁ RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO SEA PELA CRIANÇA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO E; D) IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS DOCENTES PARA CONDUZIR AS CRIANÇAS À APROPRIAÇÃO.