O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61488 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 13778 "titulo" => "O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS AÇÕES COTIDIANAS DA ESCOLA, E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS, COMPREENDER COMO ESSES AGENTES ESCOLARES SE RELACIONAM E ENTENDEM TAIS RELAÇÕES LIGADAS AO COTIDIANO DO ALUNO, ENTENDER COMO A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES RACIAIS É PERCEBIDA E ENCAMINHADA POR ESTES PROFISSIONAIS DA ESCOLA. NO DECORRER DO TRABALHO A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS QUESTÕES QUE FAZEM PARTE DESTE CONTEXTO NO QUAL ELAS ATUAM, NO QUE TANGE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ASSIM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO ESSENCIAL DESENVOLVIDO POR ELAS NO DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA, SUBSIDIA-SE, PRINCIPALMENTE, NO APORTE DA LITERATURA ESPECIALIZADA PRODUZIDA POR PIMENTA (2010, 2011), ALMEIDA E PLACCO (2009), ALVES E GARCIA (2010), COELHO E PADINHA (2013), COELHO E SILVA (2017). AO DISCUTIRMOS A CATEGORIA COTIDIANO E A PERCEPÇÃO DESTA PELOS ATORES DO TRABALHO, RECORREREMOS À CERTEAU (1994), PENIN (2011) E OLIVEIRA E ALVES (2008). PARA TANTO, RECORRE-SE METODOLOGICAMENTE EM BARDIN (2016) QUANTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO NO TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS, MECÂNICA E MANUALMENTE, EM ENTREVISTA DIRECIONADAS POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO À QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS, LOCALIZADAS NA PERIFERIA DE BELÉM-PA. PRELIMINARMENTE CONCLUÍMOS QUE O PAPEL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS – DE DEFINIDORAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS REALIZADAS NA ESCOLA – É REITERADO PELAS LEGISLAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, PARA TANTO É FUNDAMENTAL O DOMÍNIO DO APORTE TEÓRICO DA LITERATURA ESPECIALIZADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID13778_26092019153858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINARA BERNARDO DIAS" "autor_nome_curto" => "SINARA" "autor_email" => "naraassistente@yahoo.com." "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61488 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 13778 "titulo" => "O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS AÇÕES COTIDIANAS DA ESCOLA, E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS, COMPREENDER COMO ESSES AGENTES ESCOLARES SE RELACIONAM E ENTENDEM TAIS RELAÇÕES LIGADAS AO COTIDIANO DO ALUNO, ENTENDER COMO A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES RACIAIS É PERCEBIDA E ENCAMINHADA POR ESTES PROFISSIONAIS DA ESCOLA. NO DECORRER DO TRABALHO A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS QUESTÕES QUE FAZEM PARTE DESTE CONTEXTO NO QUAL ELAS ATUAM, NO QUE TANGE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ASSIM COMO O TRABALHO PEDAGÓGICO ESSENCIAL DESENVOLVIDO POR ELAS NO DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA, SUBSIDIA-SE, PRINCIPALMENTE, NO APORTE DA LITERATURA ESPECIALIZADA PRODUZIDA POR PIMENTA (2010, 2011), ALMEIDA E PLACCO (2009), ALVES E GARCIA (2010), COELHO E PADINHA (2013), COELHO E SILVA (2017). AO DISCUTIRMOS A CATEGORIA COTIDIANO E A PERCEPÇÃO DESTA PELOS ATORES DO TRABALHO, RECORREREMOS À CERTEAU (1994), PENIN (2011) E OLIVEIRA E ALVES (2008). PARA TANTO, RECORRE-SE METODOLOGICAMENTE EM BARDIN (2016) QUANTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO NO TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS, MECÂNICA E MANUALMENTE, EM ENTREVISTA DIRECIONADAS POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO À QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS, LOCALIZADAS NA PERIFERIA DE BELÉM-PA. PRELIMINARMENTE CONCLUÍMOS QUE O PAPEL DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS – DE DEFINIDORAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS REALIZADAS NA ESCOLA – É REITERADO PELAS LEGISLAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, PARA TANTO É FUNDAMENTAL O DOMÍNIO DO APORTE TEÓRICO DA LITERATURA ESPECIALIZADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID13778_26092019153858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SINARA BERNARDO DIAS" "autor_nome_curto" => "SINARA" "autor_email" => "naraassistente@yahoo.com." "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }