SILVA, Lenildo Alves Da. Conhecimento na arte do saber. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59619>. Acesso em: 05/11/2024 07:00
NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL MODERNO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL A ADOÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEXTO DE DETERMINADO ASSUNTO ABORDADO EM SALA DE AULA PELO MEDIADOR NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, AUXILIANDO NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, TORNANDO-O UM SER PENSANTE E CRÍTICO. ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE CONTRIBUIR PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO SENTIDO DE DISSEMINAR E DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO NA ARTE DO SABER. EMPODERAR O SUJEITO NA BUSCA INCESSANTE DA INFORMAÇÃO E TORNÁ-LO A ESSÊNCIA SOBRE A FORMA. ASSIM, QUANDO O PROFESSOR ENTRA NA ESFERA DA REFLEXÃO CRÍTICA, TRAZ CONSIGO AS IDEIAS, AS EXPERIÊNCIAS E AS VIVÊNCIAS NO AMBIENTE ACADÊMICO, TRANSFORMANDO O SUJEITO CAPAZ DE TRILHAR COM INTEGRIDADE E ÉTICA O SEU CAMINHO E SUPERAR ALGUMAS BARREIRAS GRITANTES QUANTO AO QUESITO INTER-RELAÇÃO E INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE O ENSINO/APRENDIZADO. QUANTO À METODOLOGIA, PRELIMINARMENTE, FORAM UTILIZADAS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, SITES DE INTERNET, PERIÓDICOS E, ALÉM DISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES ABORDANDO EDUCAÇÃO, ENSINO/APRENDIZADO, DOCÊNCIA ACERCA DA TEMÁTICA “CONHECIMENTO NA ARTE DO SABER”. A ESTRATÉGICA METODOLÓGICA A SER UTILIZADA SERÁ DEDUTIVA, POIS É AQUELA QUE PARTE DE UM APANHADO TEÓRICO GERAL PARA COMPREENDER REALIDADES PONTUAIS. CONTUDO, PROPORCIONANDO MELHORIAS MAIS JUSTAS AOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA NO ENSINO-APRENDIZADO, E ASSIM CONTRIBUINDO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO APRENDER A APRENDER.