O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO TANGRAM, ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM OS ESTUDANTES DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL, LOCALIZADA NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE MACAPARANA - PE, COM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM TOTAL DE 24 ESTUDANTES. O ESTUDO SE DEU NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SEGUNDO OLIVEIRA (2012). UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM PRÉ-TESTE, E UM PÓS- TESTE CONTENDO TRÊS QUESTÕES. NESTE ESTUDO ESCOLHEMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, USANDO O TANGRAM PARA A INTERVENÇÃO, APÓS A APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE. NA CORREÇÃO DAS QUESTÕES USAMOS OS CRITÉRIOS ACERTO TOTAL, ACERTO PARCIAL, ERRO TOTAL E NÃO RESPONDEU. PARA ANÁLISE DAS QUESTÕES SOBRE O CONCEITO DE ÁREA USAMOS AS CONCEPÇÕES GEOMÉTRICA, NUMÉRICA E O DAS GRANDEZAS DE ACORDO COM DOUADY E PERRIN-GLORIAN (1989). DIANTE DOS RESULTADOS, A PESQUISA APONTA QUE O TRABALHO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FAZENDO USO DO TANGRAM POSSIBILITOU AOS ESTUDANTES MUDANÇAS DE ENTENDIMENTO QUANTO À CONCEPÇÃO EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA. POSSIBILITOU AINDA MAIS, TERMOS UMA ATITUDE REFLEXIVA QUANTO À UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA, TAL COMO FOI USADO O TANGRAM, INDICANDO QUE CONTRIBUE POSITIVAMENTE COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS, MINIMIZANDO DIFICULDADES QUE POSSAM SURGIR POR PARTE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A ESSE CONTEÚDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.