Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSANDO A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A LEGITIMAÇÃO DE IDENTIDADE E RECONHECIMENTO DA CULTURA SURDA NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, LEGITIMIDADE, AMAZÔNIA TOCANTINA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA DA LUTA DO SURDO PELO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE, DESDE DE REGIÕES MAIS\r\n
      DESENVOLVIDAS ATÉ AS MENOS DESENVOLVIDAS ECONOMICAMENTE DO BRASIL. COMPREENDER POR ONDE COMEÇA\r\n
      ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, COMO FUNCIONA E QUAIS PODENDO UTILIZAR A EDUCAÇÃO AINDA COMO FORMA DE\r\n
      COMBATE A ELE QUE PODEM SER TRABALHADAS DE DENTRO PARA FORA DA ESCOLA COMO AFIRMA GOLFIELD (2002).\r\n
      COMO DEVE SE DAR O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PELA IDENTIDADE E CULTURA DO SUJEITO\r\n
      SURDO DE MODO QUE AMBAS VENHAM A SER REAFIRMADAS E LEGITIMADAS NA SOCIEDADE QUE AS CERCA SENDO\r\n
      ESTA MISTA DE SURDOS E OUVINTES. PRETENDE-SE AQUI REPENSAR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LEGITIMAÇÃO\r\n
      DE IDENTIDADE E CULTURA NAS COMUNIDADES QUE RESIDEM NO BAIXO TOCANTINS POR MEIO DA EDUCAÇÃO\r\n
      ANALISANDO A SITUAÇÃO A NÍVEL NACIONAL E REGIONAL (AMAZÔNIA) E POSTERIORMENTE LOCAL (AMAZÔNIA\r\n
      TOCANTINA) SEGUNDO ALBUQUERQUE E BRASIL (2014) ONDE A EDUCAÇÃO É FRAGILIZADA E COMO ISSO\r\n
      CONTRIBUI PARA LEGITIMAÇÃO DO PRECONCEITO PARA COM ESTE SUJEITO SURDO. CONHECENDO ENTÃO A ESSÊNCIA DA\r\n
      PRÁTICA OUVINTISTA NESSAS ESCOLAS É POSSÍVEL PROPOR MEIOS E MÉTODOS DE DESCONSTRUIR ESSA PRÁTICA\r\n
      EXCLUDENTE COM RELAÇÃO AO SUJEITO SURDO. A EDUCAÇÃO PODE SER UTILIZADA NESSES MEIOS COMO MEDIADORA\r\n
      E TRANSFORMADORA DA VISÃO CONSCIENTE QUE PAIRA SOBRE AQUELA COMUNIDADE LOCAL GERANDO A\r\n
      SENSIBILIZAÇÃO, CAPAZ DE QUEBRAR BARREIRAS IDEOLÓGICAS QUE FRAGMENTAM UMA COMUNIDADE QUE VIVE SOB\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DENTRO DESTE TRABALHO FUNDAMENTADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA , PRETENDE-SE FAZER UMA BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA DA LUTA DO SURDO PELO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE, DESDE DE REGIÕES MAIS DESENVOLVIDAS ATÉ AS MENOS DESENVOLVIDAS ECONOMICAMENTE DO BRASIL. COMPREENDER POR ONDE COMEÇA ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, COMO FUNCIONA E QUAIS PODENDO UTILIZAR A EDUCAÇÃO AINDA COMO FORMA DE COMBATE A ELE QUE PODEM SER TRABALHADAS DE DENTRO PARA FORA DA ESCOLA COMO AFIRMA GOLFIELD (2002). COMO DEVE SE DAR O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PELA IDENTIDADE E CULTURA DO SUJEITO SURDO DE MODO QUE AMBAS VENHAM A SER REAFIRMADAS E LEGITIMADAS NA SOCIEDADE QUE AS CERCA SENDO ESTA MISTA DE SURDOS E OUVINTES. PRETENDE-SE AQUI REPENSAR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LEGITIMAÇÃO DE IDENTIDADE E CULTURA NAS COMUNIDADES QUE RESIDEM NO BAIXO TOCANTINS POR MEIO DA EDUCAÇÃO ANALISANDO A SITUAÇÃO A NÍVEL NACIONAL E REGIONAL (AMAZÔNIA) E POSTERIORMENTE LOCAL (AMAZÔNIA TOCANTINA) SEGUNDO ALBUQUERQUE E BRASIL (2014) ONDE A EDUCAÇÃO É FRAGILIZADA E COMO ISSO CONTRIBUI PARA LEGITIMAÇÃO DO PRECONCEITO PARA COM ESTE SUJEITO SURDO. CONHECENDO ENTÃO A ESSÊNCIA DA PRÁTICA OUVINTISTA NESSAS ESCOLAS É POSSÍVEL PROPOR MEIOS E MÉTODOS DE DESCONSTRUIR ESSA PRÁTICA EXCLUDENTE COM RELAÇÃO AO SUJEITO SURDO. A EDUCAÇÃO PODE SER UTILIZADA NESSES MEIOS COMO MEDIADORA E TRANSFORMADORA DA VISÃO CONSCIENTE QUE PAIRA SOBRE AQUELA COMUNIDADE LOCAL GERANDO A SENSIBILIZAÇÃO, CAPAZ DE QUEBRAR BARREIRAS IDEOLÓGICAS QUE FRAGMENTAM UMA COMUNIDADE QUE VIVE SOB ESSAS PRÁTICAS DE EXCLUSÃO, SEJA NO CENTRO URBANO OU NO INTERIOR

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