DENTRO DESTE TRABALHO FUNDAMENTADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA , PRETENDE-SE FAZER UMA
BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA DA LUTA DO SURDO PELO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE, DESDE DE REGIÕES MAIS
DESENVOLVIDAS ATÉ AS MENOS DESENVOLVIDAS ECONOMICAMENTE DO BRASIL. COMPREENDER POR ONDE COMEÇA
ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, COMO FUNCIONA E QUAIS PODENDO UTILIZAR A EDUCAÇÃO AINDA COMO FORMA DE
COMBATE A ELE QUE PODEM SER TRABALHADAS DE DENTRO PARA FORA DA ESCOLA COMO AFIRMA GOLFIELD (2002).
COMO DEVE SE DAR O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PELA IDENTIDADE E CULTURA DO SUJEITO
SURDO DE MODO QUE AMBAS VENHAM A SER REAFIRMADAS E LEGITIMADAS NA SOCIEDADE QUE AS CERCA SENDO
ESTA MISTA DE SURDOS E OUVINTES. PRETENDE-SE AQUI REPENSAR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A LEGITIMAÇÃO
DE IDENTIDADE E CULTURA NAS COMUNIDADES QUE RESIDEM NO BAIXO TOCANTINS POR MEIO DA EDUCAÇÃO
ANALISANDO A SITUAÇÃO A NÍVEL NACIONAL E REGIONAL (AMAZÔNIA) E POSTERIORMENTE LOCAL (AMAZÔNIA
TOCANTINA) SEGUNDO ALBUQUERQUE E BRASIL (2014) ONDE A EDUCAÇÃO É FRAGILIZADA E COMO ISSO
CONTRIBUI PARA LEGITIMAÇÃO DO PRECONCEITO PARA COM ESTE SUJEITO SURDO. CONHECENDO ENTÃO A ESSÊNCIA DA
PRÁTICA OUVINTISTA NESSAS ESCOLAS É POSSÍVEL PROPOR MEIOS E MÉTODOS DE DESCONSTRUIR ESSA PRÁTICA
EXCLUDENTE COM RELAÇÃO AO SUJEITO SURDO. A EDUCAÇÃO PODE SER UTILIZADA NESSES MEIOS COMO MEDIADORA
E TRANSFORMADORA DA VISÃO CONSCIENTE QUE PAIRA SOBRE AQUELA COMUNIDADE LOCAL GERANDO A
SENSIBILIZAÇÃO, CAPAZ DE QUEBRAR BARREIRAS IDEOLÓGICAS QUE FRAGMENTAM UMA COMUNIDADE QUE VIVE SOB
ESSAS PRÁTICAS DE EXCLUSÃO, SEJA NO CENTRO URBANO OU NO INTERIOR