A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS POR NATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58871 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5529 "inscrito_id" => 14311 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS POR NATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "DENTRO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE INFORMACIONAL, TEM-SE INDIVÍDUOS QUE DEVIDO À UMA EXPOSIÇÃO EXTREMA AS NOVAS TECNOLOGIAS E AO USO CONTÍNUO DA INTERNET, PENSAM, AGEM, E APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES A AQUELES QUE NASCERAM EM PERÍODOS ANTERIORES. CHAMA-SE DE NATIVOS DIGITAIS, OS INDÍVIDUOS QUE NASCERAM NESSA ÉPOCA. AS DIFERENTES FORMAS COMO ESSES SUJEITOS APRENDEM TEM, NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, REPRESENTADO PROBLEMAS PARA O MEIO EDUCACIONAL, VISTO QUE ESTAS DIFERENÇAS PODEM APROFUNDAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. DESTA FORMA, BUSCOU-SE COMPREENDER NESTE TRABALHO, COMO E PORQUÊ, TAIS INDIVÍDUOS VEM UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS PARA FINS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINAS COMPREENDIDAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PARA TAL REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO QUALITATIVO EXPLORATÓRIO, BASEADA NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO MISTO A 171 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR E DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA. APÓS A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO OBTEVE-SE COMO RESULTADO QUE 91% DOS ALUNOS PODEM SER CLASSIFICADOS COMO NATIVOS DIGITAIS PUROS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL DETECTAR QUE 113 ALUNOS, DO GRUPO PARTICIPANTE DA PESQUISA, POSSUEM DIFICULDADE EM PELO O MENOS UMA DAS DISCIPLINAS QUE FAZEM PARTE DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E QUE TODOS BUSCAVAM CONTEÚDOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS PRINCIPALMENTE DEVIDO A NÃO CONSEGUIR APRENDER POR MEIO DA METODOLOGIA USADA EM SALA DE AULA. AS PLATAFORMAS DIGITAIS MAIS CITADAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA FORAM RESPECTIVAMENTE O YOUTUBE E BRAINLY." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "NATIVOS DIGITAIS, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14311_03102019164801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES GUEDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAMIRES GUEDES" "autor_email" => "tamyguedes21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58871 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5529 "inscrito_id" => 14311 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS POR NATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "DENTRO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE INFORMACIONAL, TEM-SE INDIVÍDUOS QUE DEVIDO À UMA EXPOSIÇÃO EXTREMA AS NOVAS TECNOLOGIAS E AO USO CONTÍNUO DA INTERNET, PENSAM, AGEM, E APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES A AQUELES QUE NASCERAM EM PERÍODOS ANTERIORES. CHAMA-SE DE NATIVOS DIGITAIS, OS INDÍVIDUOS QUE NASCERAM NESSA ÉPOCA. AS DIFERENTES FORMAS COMO ESSES SUJEITOS APRENDEM TEM, NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, REPRESENTADO PROBLEMAS PARA O MEIO EDUCACIONAL, VISTO QUE ESTAS DIFERENÇAS PODEM APROFUNDAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. DESTA FORMA, BUSCOU-SE COMPREENDER NESTE TRABALHO, COMO E PORQUÊ, TAIS INDIVÍDUOS VEM UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS PARA FINS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINAS COMPREENDIDAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PARA TAL REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO QUALITATIVO EXPLORATÓRIO, BASEADA NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO MISTO A 171 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR E DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA. APÓS A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO OBTEVE-SE COMO RESULTADO QUE 91% DOS ALUNOS PODEM SER CLASSIFICADOS COMO NATIVOS DIGITAIS PUROS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL DETECTAR QUE 113 ALUNOS, DO GRUPO PARTICIPANTE DA PESQUISA, POSSUEM DIFICULDADE EM PELO O MENOS UMA DAS DISCIPLINAS QUE FAZEM PARTE DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E QUE TODOS BUSCAVAM CONTEÚDOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS PRINCIPALMENTE DEVIDO A NÃO CONSEGUIR APRENDER POR MEIO DA METODOLOGIA USADA EM SALA DE AULA. AS PLATAFORMAS DIGITAIS MAIS CITADAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA FORAM RESPECTIVAMENTE O YOUTUBE E BRAINLY." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "NATIVOS DIGITAIS, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14311_03102019164801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES GUEDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAMIRES GUEDES" "autor_email" => "tamyguedes21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }