Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS POR NATIVOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: NATIVOS DIGITAIS, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS. Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DENTRO DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE INFORMACIONAL, TEM-SE INDIVÍDUOS QUE DEVIDO À UMA EXPOSIÇÃO EXTREMA AS NOVAS TECNOLOGIAS E AO USO CONTÍNUO DA INTERNET, PENSAM, AGEM, E APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES A AQUELES QUE NASCERAM EM PERÍODOS ANTERIORES. CHAMA-SE DE NATIVOS DIGITAIS, OS INDÍVIDUOS QUE NASCERAM NESSA ÉPOCA. AS DIFERENTES FORMAS COMO ESSES SUJEITOS APRENDEM TEM, NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, REPRESENTADO PROBLEMAS PARA O MEIO EDUCACIONAL, VISTO QUE ESTAS DIFERENÇAS PODEM APROFUNDAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. DESTA FORMA, BUSCOU-SE COMPREENDER NESTE TRABALHO, COMO E PORQUÊ, TAIS INDIVÍDUOS VEM UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS PARA FINS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINAS COMPREENDIDAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PARA TAL REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO QUALITATIVO EXPLORATÓRIO, BASEADA NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO MISTO A 171 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR E DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA), DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA. APÓS A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO OBTEVE-SE COMO RESULTADO QUE 91% DOS ALUNOS PODEM SER CLASSIFICADOS COMO NATIVOS DIGITAIS PUROS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL DETECTAR QUE 113 ALUNOS, DO GRUPO PARTICIPANTE DA PESQUISA, POSSUEM DIFICULDADE EM PELO O MENOS UMA DAS DISCIPLINAS QUE FAZEM PARTE DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E QUE TODOS BUSCAVAM CONTEÚDOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS PRINCIPALMENTE DEVIDO A NÃO CONSEGUIR APRENDER POR MEIO DA METODOLOGIA USADA EM SALA DE AULA. AS PLATAFORMAS DIGITAIS MAIS CITADAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA FORAM RESPECTIVAMENTE O YOUTUBE E BRAINLY.

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