MENEGUETE, Hemilyn Silva et al.. Psicomotricidade com o aluno tgd: um estudo exploratório. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62325>. Acesso em: 22/11/2024 09:05
ESTE TRABALHO CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, REVISTAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET ACERCA DOS AUTORES QUE DESTACAM A PSICOMOTRICIDADE COM O ALUNO TGD, CUJA EDUCAÇÃO REQUER UMA REFLEXÃO ESPECÍFICA DO EDUCADOR SOBRE SUA PRÁTICA DISCIPLINAR, COMO TAMBÉM SUA RELAÇÃO COM OUTROS ALUNOS, QUE PODEM APRESENTAR DEFICIÊNCIA. DESTE MODO, BUSCA-SE POSSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS, INTEGRANDO O ASPECTO COGNITIVO, MOTOR, AFETIVO E PSICOSSOCIAL DE FORMA PRAZEROSA E COERENTE COM AS NECESSIDADES DE CADA UM. O LÚDICO É UM ESTIMULO PARA A REALIZAÇÃO DOS DIFERENTES MOVIMENTOS CORPORAIS, OPORTUNIZANDO QUE CADA INDIVÍDUO CONHEÇA A SI MESMO E O OUTRO NAS DIFERENTES ATIVIDADES GRUPAIS, COLABORANDO NO SEU PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É, POR MEIO DELE, ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENRIQUECENDO AS VIVÊNCIAS INFANTIS, INTEGRANDO-AS AO BRINCAR, DANÇAR E CANTAR, AMPLIANDO AS PERCEPÇÕES E AS SENSAÇÕES DAS CRIANÇAS QUANTO AO SEU ENTORNO. DESTA FORMA, A QUALIDADE DE ENSINO PRECISA VALER-SE DE INICIATIVAS QUE ENCAMINHEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE RELAÇÕES SOCIAIS E PARA QUE A INCLUSÃO SEJA REALIDADE NA EDUCAÇÃO, DE MODO A HAVER MAIOR RESPEITO NAS DIFERENÇAS E DIVERSIDADES DE CADA UM.