Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOMOTRICIDADE COM O ALUNO TGD: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Palavra-chaves: LÚDICO, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, PSICOMOTRICIDADE Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, REVISTAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET ACERCA DOS AUTORES QUE DESTACAM A PSICOMOTRICIDADE COM O ALUNO TGD, CUJA EDUCAÇÃO REQUER UMA REFLEXÃO ESPECÍFICA DO EDUCADOR SOBRE SUA PRÁTICA DISCIPLINAR, COMO TAMBÉM SUA RELAÇÃO COM OUTROS ALUNOS, QUE PODEM APRESENTAR DEFICIÊNCIA. DESTE MODO, BUSCA-SE POSSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS, INTEGRANDO O ASPECTO COGNITIVO, MOTOR, AFETIVO E PSICOSSOCIAL DE FORMA PRAZEROSA E COERENTE COM AS NECESSIDADES DE CADA UM. O LÚDICO É UM ESTIMULO PARA A REALIZAÇÃO DOS DIFERENTES MOVIMENTOS CORPORAIS, OPORTUNIZANDO QUE CADA INDIVÍDUO CONHEÇA A SI MESMO E O OUTRO NAS DIFERENTES ATIVIDADES GRUPAIS, COLABORANDO NO SEU PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É, POR MEIO DELE, ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENRIQUECENDO AS VIVÊNCIAS INFANTIS, INTEGRANDO-AS AO BRINCAR, DANÇAR E CANTAR, AMPLIANDO AS PERCEPÇÕES E AS SENSAÇÕES DAS CRIANÇAS QUANTO AO SEU ENTORNO. DESTA FORMA, A QUALIDADE DE ENSINO PRECISA VALER-SE DE INICIATIVAS QUE ENCAMINHEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE RELAÇÕES SOCIAIS E PARA QUE A INCLUSÃO SEJA REALIDADE NA EDUCAÇÃO, DE MODO A HAVER MAIOR RESPEITO NAS DIFERENÇAS E DIVERSIDADES DE CADA UM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.