Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA PARTICIPATIVA: ESTUDO DE CASO DURANTE A REGÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, METODOLOGIAS, QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS AULAS TIDAS COMO TRADICIONAIS SÃO AQUELAS EM QUE O PROFESSOR UTILIZA APENAS QUADRO E PINCEL, CUJO CONTEÚDO ABORDADO É EXPLICADO ORALMENTE. ENTRE AS INÚMERAS DISCIPLINAS COM AULAS TRADICIONAIS DESTACA-SE A DE QUÍMICA, QUE NA MAIORIA DAS VEZES É VISTA PELOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO COMO UMA DAS MAIS DIFÍCEIS, FATO QUE PODE SER ATRIBUÍDO AO USO DE MUITAS FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS NECESSÁRIOS A DETERMINADO CONTEÚDO. PORTANTO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE UMA AULA MINISTRADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONFRONTANDO-A COM UMA AULA TRADICIONAL. ASSIM A PESQUISA FOI REALIZADA APÓS MINISTRAR UMA AULA DIFERENCIADA DE QUÍMICA SOBRE O ASSUNTO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS, EM SEGUIDA FOI APLICADO O QUESTIONÁRIO, CUJO PÚBLICO ALVO FORAM OS ESTUDANTES DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE AGROINDÚSTRIA, INVESTIGANDO A QUE MAIS CONTRIBUI NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E CONSTATOU-SE QUE A AULA DIFERENCIADA PROPORCIONA UMA MELHOR APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.