O PRESENTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS PELA ESTUDANTE-PESQUISADORA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES Nº 06/2018), EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). PARTINDO DO CONTEXTO APRESENTADO ACIMA, OBSERVOU-SE QUE A AVALIAÇÃO SE CONSTITUI COMO INSTRUMENTO EXCLUDENTE PARA AQUELES QUE NÃO POSSUEM ÊXITO EM PROVAS ESCRITAS OU QUE NÃO SE ENCONTRAM NO NÍVEL DA LÍNGUA UTILIZADA NA PROVA. ESTE ESTUDO, PORTANTO, OBJETIVA COMPREENDER COMO UMA PRÁTICA AVALIATIVA PLURAL PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS DE SUJEITOS SINGULARES. A FIM DE ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS, SERÁ UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO (TRIPP, 2005, P. 445). NA PRIMEIRA ETAPA, SERÁ REALIZADO UM GRUPO FOCAL COM OS ESTUDANTES E UMA ENTREVISTA COM O PROFESSOR DA LÍNGUA INGLESA. NA SEGUNDA ETAPA, SERÃO ELABORADOS DOIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS A SEREM APLICADOS AO LONGO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 SENDO QUE, EM AMBOS, OS ESTUDANTES RECEBERÃO FEEDBACK AO LONGO DE SUA REALIZAÇÃO. NO TÉRMINO DA APLICAÇÃO, OS ESTUDANTES E O PROFESSOR SERÃO CONVIDADOS NOVAMENTE À PARTICIPAREM DE UM SEGUNDO GRUPO FOCAL E ENTREVISTA, PARA EXPOREM SUAS IMPRESSÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS E AS ETAPAS INCLUÍDAS EM CADA UM DELES. ESPERA-SE, AO FINAL DESTE ESTUDO, QUE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA DESENVOLVAM AUTONOMIA QUANTO AO PROCESSO AVALIATIVO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSA INSPIRAR SEUS COLEGAS A SE REINVENTAREM EM SUAS PRÁTICAS E A OLHAREM O PROCESSO AVALIATIVO COMO ALIADO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.