ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR, ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS, O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS ADVENTISTAS NO ESTADO DA PARAÍBA DURANTE A DÉCADA DE 1940. FORAM UTILIZADOS OS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIFERENÇA DE TOMAZ TADEU DA SILVA E REPRESENTAÇÃO DE ROGER CHARTIER. AS FONTES SÃO OS RELATÓRIOS QUE OS LÍDERES DA IGREJA ENVIAVAM A REVISTA ADVENTISTA, POIS MUITOS DELES CITAM DE FORMA DIRETA OU INDIRETA AS ESCOLAS. A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS AINDA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 19. O PRIMEIRO PASTOR ADVENTISTA NO BRASIL FOI WESTPHAL QUE REALIZOU O PRIMEIRO BATISMO EM 1895, DESSE MOMENTO EM DIANTE INICIOU-SE A EXPANSÃO DO ADVENTISMO NO BRASIL, SENDO A CRIAÇÃO DE ESCOLAS DENOMINACIONAIS UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS. A PRIMEIRA ESCOLA ADVENTISTA QUE SE CHAMAVA “ESCOLA INTERNACIONAL” FOI CRIADA EM 1896 EM CURITIBA POR GUILHERME STEIN. AS ESCOLAS ADVENTISTAS TINHAM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CONSERVAÇÃO DA JUVENTUDE NA IGREJA E A PREPARAÇÃO DE OBREIROS, E COMO OBJETIVO SECUNDÁRIO ATRAIR O PÚBLICO DE FORA DA INSTITUIÇÃO PARA CONHECER A MENSAGEM ADVENTISTA. JÁ NA PARAÍBA, O ADVENTISMO INSTALOU-SE EM 1906 NA ENTÃO VILA DE PIRPIRITUBA. DEPOIS DISSO, A INSTITUIÇÃO ESPALHOU-SE POR VÁRIAS CIDADES E VILAS E IMPLANTOU DUAS ESCOLAS PRIMÁRIAS, UMA EM BAIXA VERDE E OUTRA EM JOÃO PESSOA. A PRIMEIRA FOI CRIADA EM 1940 E CHEGOU A FUNCIONAR DE DIA E DE NOITE E A SEGUNDA FOI INAUGURADA EM 1941.