Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58320
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1375
    "inscrito_id" => 4509
    "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO FORMATIVO DO DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA EM SOBRAL – CE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CORRESPONDEU A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL QUE DISPÕE SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NA SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA NOS DETEMOS À ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PRIMEIRO SEMESTRE. SÃO ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS I. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DOS ESTUDOS TEÓRICOS ADOTADOS NESSA DISCIPLINA, POIS FOI POSSÍVEL DIALOGAR COM A PRÁTICA. UMA VEZ QUE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JUNTO COM O ENSINO E A PESQUISA TEM JUSTAMENTE A TAREFA DE OPORTUNIZAR UMA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE A EVIDENCIA DE COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUANDO ELES DESTACARAM SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA AFIRMANDO QUE É NA EXTENSÃO QUE SE DÁ COM MAIS INTENSIDADE ESTE ENCONTRO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. ASSIM, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VAI DESCOLONIZANDO OS CURRÍCULOS MEDIANTE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA ALÉM DOS INTRAMUROS DA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4509_13082019181520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE GOMES DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE NEGREIROS"
    "autor_email" => "jaque.negreiros@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58320
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1375
    "inscrito_id" => 4509
    "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO FORMATIVO DO DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA EM SOBRAL – CE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CORRESPONDEU A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL QUE DISPÕE SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NA SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA NOS DETEMOS À ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PRIMEIRO SEMESTRE. SÃO ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS I. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DOS ESTUDOS TEÓRICOS ADOTADOS NESSA DISCIPLINA, POIS FOI POSSÍVEL DIALOGAR COM A PRÁTICA. UMA VEZ QUE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JUNTO COM O ENSINO E A PESQUISA TEM JUSTAMENTE A TAREFA DE OPORTUNIZAR UMA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE A EVIDENCIA DE COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUANDO ELES DESTACARAM SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA AFIRMANDO QUE É NA EXTENSÃO QUE SE DÁ COM MAIS INTENSIDADE ESTE ENCONTRO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. ASSIM, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VAI DESCOLONIZANDO OS CURRÍCULOS MEDIANTE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA ALÉM DOS INTRAMUROS DA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4509_13082019181520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE GOMES DE NEGREIROS"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE NEGREIROS"
    "autor_email" => "jaque.negreiros@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO FORMATIVO DO DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA EM SOBRAL – CE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DIVIDIDOS EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CORRESPONDEU A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL QUE DISPÕE SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NA SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA NOS DETEMOS À ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PRIMEIRO SEMESTRE. SÃO ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS I. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR MEIO DOS ESTUDOS TEÓRICOS ADOTADOS NESSA DISCIPLINA, POIS FOI POSSÍVEL DIALOGAR COM A PRÁTICA. UMA VEZ QUE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JUNTO COM O ENSINO E A PESQUISA TEM JUSTAMENTE A TAREFA DE OPORTUNIZAR UMA DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE A EVIDENCIA DE COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA QUANDO ELES DESTACARAM SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA AFIRMANDO QUE É NA EXTENSÃO QUE SE DÁ COM MAIS INTENSIDADE ESTE ENCONTRO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. ASSIM, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VAI DESCOLONIZANDO OS CURRÍCULOS MEDIANTE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA ALÉM DOS INTRAMUROS DA UNIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.