PROSPECÇÃO SOBRE BIOTECNOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA, AM- BRA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62306 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1677 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "PROSPECÇÃO SOBRE BIOTECNOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA, AM- BRA." "resumo" => "A BIOTECNOLOGIA VEM PERMITINDO DESCOBERTAS QUE AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE. PRODUTOS E SERVIÇOS DERIVADOS DECORRENTES DESSE AVANÇO ESTÃO DISPONÍVEIS NAS MAIS VARIADAS FORMAS, VÃO DE PLANTAS QUE TIVERAM SEU MELHORAMENTO GENÉTICO IN VITRO, AOS ALIMENTOS MAIS ELABORADOS. POR ESTE MOTIVO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, ABORDAR A BIOTECNOLOGIA E ELUCIDAR UM CAMPO DE DISCUSSÃO TEÓRICO/PRÁTICO DESTA CIÊNCIA CONSIDERANDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS FORAM: DIAGRAMAS DE FLUXO DO PENSAMENTO (DFP) PRÉ E PÓS-REGÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O DFP PERMITIU QUE OS ESTUDANTES EM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO SISTEMATIZASSEM CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM OUTRAS FASES DO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE PROCESSO POSSIBILITOU O APERFEIÇOAMENTO DAS IDEIAS E DO MESMO MODO ESTIMULOU O APARATO COGNITIVO DOS ESTUDANTES MEDIANTE A REFLEXÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PALAVRAS E CONCEITOS. ALÉM DO MAIS, POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DE INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO, AS VANTAGENS, DESVANTAGENS, CURIOSIDADES E DEMAIS INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE BIOTECNOLOGIA. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA, ANTES E APÓS UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA ENVOLVENDO O ASSUNTO E A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ADOTADOS DEMONSTROU-SE EFICIÊNCIA NA CONDUÇÃO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO PARA OS ESTUDANTES QUE SE DISPUSERAM A PARTICIPAR COM INTUITO DE CONSTRUIR CONHECIMENTO EM PARCERIA QUANTO À NOÇÃO DA APLICABILIDADE QUE CIRCUNDAM ESTA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ORGANISMOS BIOLÓGICOS, ABORDAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4789_14082019205703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES, LEONARDO" "autor_email" => "alves.bio93@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA/UFAM-AM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62306 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1677 "inscrito_id" => 4789 "titulo" => "PROSPECÇÃO SOBRE BIOTECNOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA, AM- BRA." "resumo" => "A BIOTECNOLOGIA VEM PERMITINDO DESCOBERTAS QUE AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE. PRODUTOS E SERVIÇOS DERIVADOS DECORRENTES DESSE AVANÇO ESTÃO DISPONÍVEIS NAS MAIS VARIADAS FORMAS, VÃO DE PLANTAS QUE TIVERAM SEU MELHORAMENTO GENÉTICO IN VITRO, AOS ALIMENTOS MAIS ELABORADOS. POR ESTE MOTIVO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, ABORDAR A BIOTECNOLOGIA E ELUCIDAR UM CAMPO DE DISCUSSÃO TEÓRICO/PRÁTICO DESTA CIÊNCIA CONSIDERANDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS FORAM: DIAGRAMAS DE FLUXO DO PENSAMENTO (DFP) PRÉ E PÓS-REGÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O DFP PERMITIU QUE OS ESTUDANTES EM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO SISTEMATIZASSEM CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM OUTRAS FASES DO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE PROCESSO POSSIBILITOU O APERFEIÇOAMENTO DAS IDEIAS E DO MESMO MODO ESTIMULOU O APARATO COGNITIVO DOS ESTUDANTES MEDIANTE A REFLEXÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PALAVRAS E CONCEITOS. ALÉM DO MAIS, POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DE INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO, AS VANTAGENS, DESVANTAGENS, CURIOSIDADES E DEMAIS INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE BIOTECNOLOGIA. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA, ANTES E APÓS UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA ENVOLVENDO O ASSUNTO E A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ADOTADOS DEMONSTROU-SE EFICIÊNCIA NA CONDUÇÃO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO PARA OS ESTUDANTES QUE SE DISPUSERAM A PARTICIPAR COM INTUITO DE CONSTRUIR CONHECIMENTO EM PARCERIA QUANTO À NOÇÃO DA APLICABILIDADE QUE CIRCUNDAM ESTA CIÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, ORGANISMOS BIOLÓGICOS, ABORDAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4789_14082019205703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CARVALHO ALVES" "autor_nome_curto" => "ALVES, LEONARDO" "autor_email" => "alves.bio93@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA/UFAM-AM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }