Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DA CIDADE DO ASSÚ/RN ENTRE O IMPÉRIO E A PRIMEIRA REPÚBLICA

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      PRIMEIRA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO FOI INSTITUÍDA EM 15 DE OUTUBRO DE 1827 CRIANDO AS ESCOLAS DE\r\n
      PRIMEIRAS LETRAS. CENTRO DO PROCESSO PEDAGÓGICO, O MESTRE-ESCOLA PODERIA RECORRER AOS CASTIGOS FÍSICOS\r\n
      IMPONDO AUTORIDADE EM SALA. COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA SÃO CRIADOS OS GRUPOS ESCOLARES,\r\n
      EXIGINDO UM NOVO PAPEL PARA OS PROFESSORES E A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS ALUNOS, PAUTADA NUM\r\n
      RELACIONAMENTO MAIS AFETIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM SAVIANI (2013) E NO CONCEITO DE\r\n
      IDEIAS PEDAGÓGICAS, AUXILIANDO-NOS NA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO PERÍODO\r\n
      ESTUDADO. AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS FORAM IMPLANTADAS NO ASSÚ EM 1829 E ENTRE OS PRINCIPAIS\r\n
      PROFESSORES EVIDENCIAMOS AS PRÁTICAS DE JOSÉ FELIX DO ESPÍRITO SANTO, MARIA JOAQUINA EZEQUIEL DA\r\n
      TRINDADE, LUIZA DE FRANÇA DAS CHAGAS CAVALCANTE, MANOEL ASSIS E OLEGÁRIO OLINDINO. O GRUPO\r\n
      ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA FOI INAUGURADO EM 07 DE SETEMBRO DE 1911. ENTRE OS\r\n
      PROFISSIONAIS QUE ATUARAM NA INSTITUIÇÃO DESTACAMOS AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES MARIA CAROLINA\r\n
      WANDERLEY CALDAS E ALFREDO SIMONETTI. ENQUANTO OS PROFESSORES DE ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS\r\n
      EXERCIAM O MAGISTÉRIO EM ESPAÇOS INSALUBRES, COM MÉTODOS CONSIDERADOS ULTRAPASSADOS, OS PROFESSORES\r\n
      DO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA ATUAVAM EM UM ESPAÇO, COM AMPLAS INSTALAÇÕES,\r\n
      RECURSOS E MÉTODOS QUE ENVOLVIAM O ALUNO, DESPERTANDO INTERESSE PELO CONHECIMENTO. ESTABELECIA-SE\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE TRABALHO ANALISAMOS AS PRÁTICAS DE PROFESSORES ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS E DO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, NA CIDADE DO ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE. NO IMPÉRIO, A PRIMEIRA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO FOI INSTITUÍDA EM 15 DE OUTUBRO DE 1827 CRIANDO AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS. CENTRO DO PROCESSO PEDAGÓGICO, O MESTRE-ESCOLA PODERIA RECORRER AOS CASTIGOS FÍSICOS IMPONDO AUTORIDADE EM SALA. COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA SÃO CRIADOS OS GRUPOS ESCOLARES, EXIGINDO UM NOVO PAPEL PARA OS PROFESSORES E A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS ALUNOS, PAUTADA NUM RELACIONAMENTO MAIS AFETIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM SAVIANI (2013) E NO CONCEITO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS, AUXILIANDO-NOS NA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO PERÍODO ESTUDADO. AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS FORAM IMPLANTADAS NO ASSÚ EM 1829 E ENTRE OS PRINCIPAIS PROFESSORES EVIDENCIAMOS AS PRÁTICAS DE JOSÉ FELIX DO ESPÍRITO SANTO, MARIA JOAQUINA EZEQUIEL DA TRINDADE, LUIZA DE FRANÇA DAS CHAGAS CAVALCANTE, MANOEL ASSIS E OLEGÁRIO OLINDINO. O GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA FOI INAUGURADO EM 07 DE SETEMBRO DE 1911. ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE ATUARAM NA INSTITUIÇÃO DESTACAMOS AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES MARIA CAROLINA WANDERLEY CALDAS E ALFREDO SIMONETTI. ENQUANTO OS PROFESSORES DE ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS EXERCIAM O MAGISTÉRIO EM ESPAÇOS INSALUBRES, COM MÉTODOS CONSIDERADOS ULTRAPASSADOS, OS PROFESSORES DO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA ATUAVAM EM UM ESPAÇO, COM AMPLAS INSTALAÇÕES, RECURSOS E MÉTODOS QUE ENVOLVIAM O ALUNO, DESPERTANDO INTERESSE PELO CONHECIMENTO. ESTABELECIA-SE UMA RELAÇÃO MAIS BRANDA E AFETIVA.

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