O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE, DEMONSTRAR A EFETIVIDADE DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS, COMO POR EXEMPLO, OS JOGOS PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE FERRAMENTAS ATUAIS QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES, DOIS JOGOS DIDÁTICOS BASEADOS EM JOGOS CONVENCIONAIS DE CARTAS, MAS, VOLTADOS PARA A BIOLOGIA FORAM FORMULADOS: “CONTENÇÃO DE EMERGÊNCIA”, QUE TEM COMO TEMÁTICA A PREVENÇÃO E MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS, E “CADEIAS ALIMENTARES”, QUE ESTÁ RELACIONADO À ECOLOGIA, AMBOS DESENVOLVIDOS COMO PROPOSTAS PARA MENSURAR O APRENDIZADO DO ALUNO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRAZEROSAS E DESPERTADORAS DA CURIOSIDADE. ALÉM DISSO, OBSERVANDO O COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES E DESENVOLTURA NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS DURANTE A IMERSÃO DO ALUNO NO JOGO, TORNA-SE POSSÍVEL A AVALIAR E MENSURAR O APRENDIZADO DURANTE O ATO DE JOGAR. COMO RESULTADO, FORAM OBTIDOS OS JOGOS, ATRAVÉS DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, O QUE TORNA POSSÍVEL QUE QUALQUER PROFESSOR POSSA BAIXAR OS JOGOS E APLICAR EM SALA DE AULA, A PARTIR DO MOMENTO QUE ESTIVEREM DISPONÍVEIS. ALÉM DISSO, TAMBÉM FOI ELABORADO MANUAL DO PROFESSOR, CONTENDO AS INFORMAÇÕES SOBRE OS JOGOS, REGRAS E OBJETIVOS PEDAGÓGICOS.