SOUSA, Carolina Silva Gomes De et al.. Turma 52 quis saber: “como vivem os alunos cegos?”. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62768>. Acesso em: 22/11/2024 07:33
O PRESENTE ARTIGO SUSCITOU DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EI) DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO (CREIR) - COLÉGIO PEDRO II, LOCALIZADO NO RIO DE JANEIRO. UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II, NO QUAL TINHA A PRESENÇA DE ALUNOS CEGOS, FOI O PONTAPÉ INICIAL DE UMA INVESTIGAÇÃO DA TURMA 52. A PERGUNTA “POR QUE O OLHO DAQUELE MENINO É BRANCO?”, FEITA À PROFESSORA, NO MEIO DA APRESENTAÇÃO, LEVANTOU UMA SÉRIE DE CURIOSIDADES NAS CRIANÇAS E NOS LEVOU A UMA VIAGEM SOBRE COMO VIVEM OS ALUNOS CEGOS. NESTE ARTIGO, PRETENDEMOS INVESTIGAR AS LÓGICAS QUE AS CRIANÇAS ELABORAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ISSO, FAREMOS UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DAS ATIVIDADES REALIZADAS, ABORDAREMOS O TRABALHO COM PROJETOS DE INTERESSE NA EI, DISCUTIREMOS AS LÓGICAS DAS CRIANÇAS DURANTE AS BRINCADEIRAS E OS CAMINHOS QUE SEGUIMOS DURANTE A INVESTIGAÇÃO BASEADO NO INTERESSE DELAS. OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE ORIENTARAM A ESCRITA DESTE ARTIGO PARTIRAM DE REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS DE INTERESSE DAS CRIANÇAS (BRASIL, 2017; BARBOSA & HORN, 2008; CORSINO, 2012) E AS LÓGICAS QUE ELAS CONSTROEM EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM (COLINVAUX, 2009; LIMA, 2009; LOPES, 2009; LOPES & MELLO, 2009). ENTENDER QUE A CRIANÇA É UM OUTRO, COM CULTURA PRÓPRIA, AJUDA A COMPREENDER QUE ELA CONSTRÓI O CONHECIMENTO POR UMA LÓGICA PRÓPRIA. A ESCUTA ATENTA E SENSÍVEL DE EDUCADORAS E EDUCADORES É UM ÓTIMO CAMINHO PARA SEGUIR E PARTICIPAR DAS DESCOBERTAS JUNTO COM ELAS.