A PRESENTE PROPOSTA É PAUTADA NA TEORIA SEMIÓTICA DO TEXTO E TEM COMO OBJETIVO PROMOVER UMA PRÁTICA DE MEDIAÇÃO LEITORA, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO TURMAS DE NONO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COM BASE NO ENFOQUE TEÓRICO CITADO, O OBJETIVO É APRESENTAR UM PERCURSO GERATIVO PARA A SIGNIFICAÇÃO DO TEXTO, PARTINDO DO NÍVEL DE LEITURA SUPERFICIAL PARA O NÍVEL PROFUNDO, EXPLORANDO OS ASPECTOS NARRATIVO E DISCURSIVO DE UM CONTO DE TRANCOSO. PARA FUNDAMENTAR ESTA ABORDAGEM, BUSCOU-SE APORTE, PRINCIPALMENTE, EM BARROS (2005), QUE EXPÕE QUESTÕES ACERCA DA TEORIA SEMIÓTICA DO TEXTO. ASSIM, SERÃO EXPOSTAS SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM LEITURA EM SALA DE AULA, A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE ASPECTOS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS, ALÉM DA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS NARRATIVA E DISCURSIVA DO CONTO. DESSA FORMA, ESPERA-SE QUE A PROPOSTA APRESENTADA FAÇA-SE VIÁVEL PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA E POSSIBILITE UMA ABORDAGEM PROFÍCUA DO ESTUDO DO TEXTO E DA LEITURA, EFETIVANDO A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE MODO EXITOSO.