A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA, CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR.