Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROJETO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62166
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4389
    "inscrito_id" => 1314
    "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS,  DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA,  CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1314_26092019161145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RAFAEL DE MATOS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUEIROZ "
    "autor_email" => "rafamatosqueiroz@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62166
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4389
    "inscrito_id" => 1314
    "titulo" => "PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO RECURSO METODOLÓGICO DO PIBID – SUBPROJETO DE BIOLOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS,  DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA,  CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, PROJETO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1314_26092019161145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON RAFAEL DE MATOS QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUEIROZ "
    "autor_email" => "rafamatosqueiroz@gmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TEM SIDO TEMA RECORRENTE ATUALMENTE POR SER UM PROCESSO EDUCATIVO NECESSÁRIO PARA FORMAR CIDADÃOS PREOCUPADOS E RESPONSÁVEIS COM AS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS; QUE PREZEM PELA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SENDO AGENTES PARTICIPES NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO PARTE DAS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, NO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL VOLTANDO-SE PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS AO AMBIENTE ESCOLAR. A PARTIR DE AÇÕES CONJUNTAS ESCOLA-UNIVERSIDADE FOI ELABORADO UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SUSPENSO NA PERSPECTIVA DE REUTILIZAR TAIS MATERIAIS, MELHORAR OS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO, AMPLIAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA MEDIDA EM QUE O PROJETO FOI SENDO DESENVOLVIDO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. OBJETIVANDO ANALISAR, MENSURAR E VALIDAR A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, QUE DESPERTEM PARA A TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU NUMA PESQUISA QUANTITATIVA, MEDIADA PELA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSÉ OLAVO DO VALE (MACAU – RN) A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS MESMOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA. AO FINAL, PÔDE-SE FAZER UM COMPARATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ANTES E DEPOIS DA EFETIVAÇÃO DO PROJETO, BEM COMO A ANALISE DA IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL JUNTO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, TAL INICIATIVA DESTACA-SE POSITIVAMENTE E DEMONSTRA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NA DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL DE FORMA INCISIVA, CAUSANDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.