UM DOS GRANDES DESAFIOS DESTA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI SERÁ SEM DÚVIDAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. TANTO BRASIL QUANTO PORTUGAL VEM CRIANDO UM CONJUNTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS; QUESTÕES PRESENTES EM VÁRIAS AGENDAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DESDE A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948) NOS QUAIS PROCURAMOS DESTACAR AS QUE SÃO ASSUMIDAS PELOS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE IBERO AMERICANA, E NO CASO DE PORTUGAL MAIS ESPECIFICAMENTE AS ASSUMIDAS PELA COMUNIDADE EUROPEIA. ESTE TRABALHO DE PESQUISA TRATA DE INVESTIGAR EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS, UTILIZANDO-SE DO MÉTODO QUALITATIVO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOCUMENTAL. OS DADOS RECOLHIDOS FORAM OS DISPONIBILIZADOS EM SITES OFICIAIS DOS DOIS PAÍSES, PARA CHEGAR AO RESULTADO APÓS A RECOLHA DOS DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE TANTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS QUANTO A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NESTA ÁREA TÊM UMA GRANDE TRAJETÓRIA A PERCORRER. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS EXISTENTES NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMO ESTÃO SENDO IMPLEMENTADOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS ATÉ O MOMENTO INDICAM QUE AINDA SERÁ PRECISO INCENTIVAR E FORTALECER OS PAÍSES ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE CONTRIBUAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS