Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO INTERIOR DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, CRIANÇA SEGURA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É INDUBITÁVEL QUE OS ACIDENTES DE TRANSITO NO BRASIL SE TORNA CADA VEZ MAIS UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, QUANDO SE VOLTA OS OLHARES PARA O PÚBLICO INFANTIL ISSO É MAIS ASSUSTADOR, POIS O MESMO É UM GRUPO MAIS VULNERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DE LESÕES IRREVERSÍVEIS E ATÉ MESMO FATAIS. ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVO GERAL: SENSIBILIZAR AS CRIANÇAS COM AULA EXPLICATIVA E METODOLOGIAS DIVERSAS, SOBE OS POTENCIAIS RISCOS QUE CORREM AO SE SUBMETEREM A BRINCAR NAS RUAS; E COM OS ESPECÍFICOS: SALIENTAR A REAL IMPORTÂNCIA DA COMPANHIA DE UM ADULTO NA HORA DE ATRAVESSAR RUAS E AVENIDAS; DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DO SIMPLES FATO DE “OLHAR PARA OS DOIS LADOS” PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE ATROPELAMENTO. ESSE ESTUDO É DE RELEVÂNCIA TEÓRICO-PRÁTICA PARA A DOCÊNCIA E ASSISTÊNCIA, POIS ATRAVÉS DE ANÁLISES PODE SE OBSERVAR COMO OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E DA SAÚDE VÊM CONDUZINDO A TEMÁTICA. O PÚBLICO ALVO PARA ESTE INSTRUMENTO FORAM OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DA ESCOLA SUPRACITADA, OS MESMO PERTENCIAM A FAIXA ETÁRIA ENTRE OS 07 (SETE) E 09 (NOVE) ANOS, TOTALIZANDO UMA AMOSTRAS DE 30 (TRINTA) CRIANÇAS. ESTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM PARCERIA DA CRIANÇA SEGURA BRASIL QUE FAZ PARTE DA SAFE KIDS WORLDWIDE. EM SUMA, FICA EVIDENTE QUE PARA O CONTROLE E REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRANSITO SE FAZ NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES VOLTADAS PARA À PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE. ASSIM, O EDUCADOR DESEMPENHA UM IMPORTANTE PAPEL NO QUE DIZ RESPEITO A ORIENTAR OS DISCENTES, A COMUNIDADE ESCOLAR E A FAMÍLIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.