DIANTE DA NECESSIDADE ATUAL DE TORNAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E EFICIENTE, ESTE TRABALHO PROPÕE O DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA PESQUISA EDUCACIONAL - ROPE, QUE VISA CENTRALIZAR O PROCESSO DE BUSCA DE MATERIAIS DE ESTUDO APROVADO POR PROFESSORES DE ÁREAS ESPECÍFICA. A PARTIR DESTE OBJETIVO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SCRUM, COM FOCO NA AGILIDADE E PRODUTIVIDADE, AS QUAIS FORAM GARANTIDAS UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON E O FRAMEWORK DJANGO, JUNTAMENTE COM O BOOTSTRAP 4, A QUAL SERÁ RESPONSÁVEL POR ADEQUAR O SISTEMA NAS DIVERSAS TELAS COMO: COMPUTADORES, CELULARES E TABLETS. PERANTE O EXPOSTO, A CRIAÇÃO DO ROPE AGREGOU UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO DO IFRN CAMPUS AVANÇADO PARELHAS. SUA UTILIZAÇÃO EXPÔS TANTO OS DOCENTES QUANTO OS DISCENTES A UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO DIVERSOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM.