PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62228 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 4826 "titulo" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA QUE TEM SE CARACTERIZADO COMO A PRINCIPAL POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO. TOMAMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PRODUÇÃO DE DADOS, O LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS OFICIAIS, SERVINDO DE REFERENCIAL TEÓRICO PRINCIPALMENTE OS ESTUDOS DE DARDORT E LAVAL (2016) E LAVAL (2004), QUE NOS OFERECEM ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPREENSÃO DO CASO, IDENTIFICANDO A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE O ESTADO, SUA FACE NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO. COM A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS E DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, VERIFICOU-SE QUE NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER O SENTIDO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL HOJE, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES QUE VEM OCORRENDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL QUE IMPÕEM À ESCOLA PÚBLICA A TAREFA DE REMODELAR-SE PARA ATENDER AS DEMANDAS DO MERCADO, FORMANDO JOVENS COM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE POSSAM LEGITIMAR, ATRAVÉS DO ‘EMPREENDIMENTO DE SI’, O SUCESSO INDIVIDUAL. A PESQUISA OFERECEU PISTAS QUE PERMITIRAM IDENTIFICAR O DISCURSO HÍBRIDO QUE CARREGA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA, AO APROXIMAR NOÇÕES DE ‘EDUCAÇÃO INTEGRAL’ E ‘TECNOLOGIA EMPRESARIAL’, QUE SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE MODO A INTEGRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÀS DEMANDAS DO MERCADO SILENCIANDO AS DEMANDAS FORMATIVAS PRODUZIDAS NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ESCOLA, TEMPO INTEGRAL, NEOLIBERALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID4826_20042019000008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA P. LEITE" "autor_email" => "mariamepleite@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62228 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 4826 "titulo" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA QUE TEM SE CARACTERIZADO COMO A PRINCIPAL POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO. TOMAMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PRODUÇÃO DE DADOS, O LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS OFICIAIS, SERVINDO DE REFERENCIAL TEÓRICO PRINCIPALMENTE OS ESTUDOS DE DARDORT E LAVAL (2016) E LAVAL (2004), QUE NOS OFERECEM ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPREENSÃO DO CASO, IDENTIFICANDO A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE O ESTADO, SUA FACE NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO. COM A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS E DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, VERIFICOU-SE QUE NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER O SENTIDO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL HOJE, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES QUE VEM OCORRENDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL QUE IMPÕEM À ESCOLA PÚBLICA A TAREFA DE REMODELAR-SE PARA ATENDER AS DEMANDAS DO MERCADO, FORMANDO JOVENS COM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE POSSAM LEGITIMAR, ATRAVÉS DO ‘EMPREENDIMENTO DE SI’, O SUCESSO INDIVIDUAL. A PESQUISA OFERECEU PISTAS QUE PERMITIRAM IDENTIFICAR O DISCURSO HÍBRIDO QUE CARREGA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA, AO APROXIMAR NOÇÕES DE ‘EDUCAÇÃO INTEGRAL’ E ‘TECNOLOGIA EMPRESARIAL’, QUE SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE MODO A INTEGRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÀS DEMANDAS DO MERCADO SILENCIANDO AS DEMANDAS FORMATIVAS PRODUZIDAS NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ESCOLA, TEMPO INTEGRAL, NEOLIBERALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID4826_20042019000008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA P. LEITE" "autor_email" => "mariamepleite@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }