ESTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA QUE TEM SE CARACTERIZADO COMO A PRINCIPAL POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO. TOMAMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PRODUÇÃO DE DADOS, O LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS OFICIAIS, SERVINDO DE REFERENCIAL TEÓRICO PRINCIPALMENTE OS ESTUDOS DE DARDORT E LAVAL (2016) E LAVAL (2004), QUE NOS OFERECEM ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A COMPREENSÃO DO CASO, IDENTIFICANDO A RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE O ESTADO, SUA FACE NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO. COM A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS E DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, VERIFICOU-SE QUE NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER O SENTIDO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL HOJE, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES QUE VEM OCORRENDO NO CENÁRIO EDUCACIONAL QUE IMPÕEM À ESCOLA PÚBLICA A TAREFA DE REMODELAR-SE PARA ATENDER AS DEMANDAS DO MERCADO, FORMANDO JOVENS COM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE POSSAM LEGITIMAR, ATRAVÉS DO ‘EMPREENDIMENTO DE SI’, O SUCESSO INDIVIDUAL. A PESQUISA OFERECEU PISTAS QUE PERMITIRAM IDENTIFICAR O DISCURSO HÍBRIDO QUE CARREGA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA, AO APROXIMAR NOÇÕES DE ‘EDUCAÇÃO INTEGRAL’ E ‘TECNOLOGIA EMPRESARIAL’, QUE SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE MODO A INTEGRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÀS DEMANDAS DO MERCADO SILENCIANDO AS DEMANDAS FORMATIVAS PRODUZIDAS NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES.