O PRESENTE ARTIGO TEM A FINALIDADE DE COMPARTILHAR AS REFLEXÕES OBTIDAS A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA COM UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO, TENDO COMO PROPOSITURA, A RESILIÊNCIA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO, COM O INTUITO DE CONHECER E COMPREENDER O FENÔMENO DA RESILIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A IDENTIDADE DOCENTE. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA DE CAMPO APOIADA À FENOMENOLOGIA. AS TÉCNICAS DESENVOLVIDAS, BEM COMO OS RECURSOS UTILIZADOS CONSTAM DESDE RODAS DE CONVERSA, ÀS DINÂMICAS EM GRUPOS. TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO: ALARCÃO (2011); ANTUNES (2003); ESTEVE (1999); MOSQUERA, STOBÄUS (2006); RALHA-SIMÕES (2001); TARDIF (2014); TAVARES (2001); ZEICHNER (1993), ENTRE OUTROS. FORAM ORGANIZADOS 2 ENCONTROS COM UM GRUPO DE 15 DOCENTES. HOUVE DINÂMICAS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL QUE PERMITIRAM CONHECER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR CADA PARTICIPANTE. ORIGINOU-SE NA SEQUÊNCIA, O AUTOCONHECIMENTO E POSTERIORMENTE UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROCESSOS RESILIENTES, TENDO COMO FOCOS PRINCIPAIS, A CONSTRUÇÃO E O FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES PESSOAL E PROFISSIONAL.