O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A ELABORAÇÃO E INTERVENÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DENOMINADO PLACAS DOS HIDROCARBONETOS VOLTADO PARA OS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. APÓS A ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO, APLICAMOS EM UMA TURMA COM 35 ESTUDANTES NA EREM SENADOR JOÃO CLEOFAS DE OLIVEIRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO–PE. ESTE JOGO FOI DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA AS LICENCIATURAS-PDVL, ARTICULADO AO GRUPO DE TRABALHO DE JOGOS DIDÁTICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (IFPE – CAMPUS VITÓRIA). O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DIDÁTICO PLACAS DOS HIDROCARBONETOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. A INTERVENÇÃO FOI ESTRUTURADA NO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA DE GEORGE KELLY (1963), PARTINDO DA TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS. A PARTIR DA APLICABILIDADE DO JOGO FOI NOTÓRIO QUE A UTILIZAÇÃO DO MESMO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA AULA E FACILITA A APRENDIZAGEM. DIANTE DAS AFIRMAÇÕES SUPRACITADAS CONCLUI-SE QUE O JOGO DIDÁTICO AUXILIOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E É UMA FERRAMENTA EXTREMAMENTE POSITIVA NO CONTEXTO DE ENSINO.