NO BRASIL, ASSIM COMO EM OUTROS PAÍSES, O SOBREPESO E A OBESIDADE VÊM CRESCENDO ACELERADAMENTE. O NOVO FOCO DE INTERVENÇÕES DEVE ABRANGER O CONHECIMENTO NUTRICIONAL E O COMPORTAMENTO ALIMENTAR DO INDIVÍDUO, DE SEU GRUPO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS ESTRATÉGIAS DE BOAS PRÁTICAS ALIMENTARES. A LUDICIDADE É ESSENCIAL AO SER HUMANO E AO SEU DESENVOLVIMENTO, VISTO QUE É UM MODO DE EXPRESSAR-SE, PODENDO FAZER UM PARALELO ENTRE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS COM AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DO INDIVÍDUO OU DO COLETIVO. DIANTE DESSE PANORAMA, NESTE TRABALHO OBJETIVOU-SE APLICAR RECURSOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CONTRIBUIR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR DO INDIVÍDUO E DE SEU GRUPO SOCIAL. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CARÁTER DESCRITIVO EXPLORATÓRIO (PESQUISA-AÇÃO) SOBRE AS PRÁTICAS E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO MACIÇO DE BATURITÉ. COM ISSO, FOI POSSÍVEL ELABORAR MATERIAIS LÚDICO-EDUCATIVOS DESTINADOS À PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES ADEQUADAS E ESTIMULAR O INTERESSE PROFESSOR E DA TURMA DE CIÊNCIAS PELA TEMÁTICA DO PROJETO.