DURANTE O DECORRER DA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTE DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELA NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA – RESPD, NOS POSSIBILITOU ACOMPANHAR RELATOS DOS PROFESSORES QUE OPINAM QUE O ENSINO EXPERIMENTAL É IMPORTANTE PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, NO ENTANTO, SEMPRE EXPÕEM AS DIFICULDADES PARA A SUA REALIZAÇÃO, DESDE A CARÊNCIA DE MATERIAIS, NÚMERO ELEVADO DE ALUNO POR TURMA, QUANTO CARGA HORÁRIA MUITO PEQUENA EM RELAÇÃO AO EXTENSO CONTEÚDO QUE É EXIGIDO NA ESCOLA. PORTANTO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A CONFECÇÃO DE UM MANUAL DE QUÍMICA EXPERIMENTAL PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, COM INTUITO DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR, POSSIBILITANDO A DISPONIBILIZAÇÃO DE UM MATERIAL COM ATIVIDADES TESTADAS. O ATUAL TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ANDAMENTO SERÁ REALIZADO EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA É CONSTITUIDA PELA SELEÇÃO DOS EXPERIMENTOS, JÁ A SEGUNDA TRATARÁ DOS TESTES DE TODAS AS PRÁTICAS SELECIONADAS E REVISADAS. COM O USO DO MANUAL BUSCA-SE DIMINUIR O TEMPO DE PESQUISA NECESSÁRIO PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS PRÁTICAS PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA, ALÉM DE MINIMIZAR O TEMPO NECESSÁRIO TAMBÉM PARA SELECIONAR OS MATERIAIS ALTERNATIVOS E TESTÁ-LOS. É IMPORTANTE ENTENDER QUE A QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO NÃO É ESSENCIALMENTE TEÓRICA E SENDO ASSIM, O PROFESSOR DEVE CONSIDERAR A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS QUE ESTEJAM RELACIONADAS COM O COTIDIANO DO ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PORTANTO, O MANUAL DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VOLTADAS PARA A QUÍMICA, PODERÁ AUXILIAR OS PROFESSORES NAS AULAS EXPERIMENTAIS E FACILITARÁ O ENTENDIMENTO PELOS ALUNOS, DAS AULAS TEÓRICAS.