Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÕES EXTERNAS: MOEDA DE TROCA OU DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM EM ÂMBITO ESCOLAR?

Palavra-chaves: AVALIAÇÕES EXTERNAS, DIAGNÓSTICO, APRENDIZAGEM, TRABALHO DOCENTE, TRABALHO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      INTERFEREM NA DINÂMICA DE CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM? E, ASSIM, COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INTERFEREM NA DINÂMICA DE CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA EM 2019, FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CEARÁ. O ESTUDO, PAUTADO EM UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TEVE COMO SUJEITOS CINCO PROFESSORES QUE LECIONAM NAS TURMAS DE 2º E 5º ANO, AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS ABERTAS DIRECIONADAS A SEIS DOCENTES. A ANÁLISE DE DADOS PERMITIU EVIDENCIAR QUE A ESCOLA NÃO É NEUTRA, ESTÁ A SERVIÇO DE IDEOLOGIAS QUE PERTENCEM A SOCIEDADE. E CONCLUI-SE QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS PRECISAM SER VISTAS COMO UMA FORMA DE DIAGNOSTICAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, COMO TAMBÉM, A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE, E NÃO COMO MOEDA DE TROCA
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS, SOBRETUDO AS EXTERNAS, SÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE TODO O BRASIL. ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMÁTICA GERAL: COMO AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INTERFEREM NA DINÂMICA DE CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM? E, ASSIM, COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INTERFEREM NA DINÂMICA DE CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA EM 2019, FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CEARÁ. O ESTUDO, PAUTADO EM UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TEVE COMO SUJEITOS CINCO PROFESSORES QUE LECIONAM NAS TURMAS DE 2º E 5º ANO, AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS ABERTAS DIRECIONADAS A SEIS DOCENTES. A ANÁLISE DE DADOS PERMITIU EVIDENCIAR QUE A ESCOLA NÃO É NEUTRA, ESTÁ A SERVIÇO DE IDEOLOGIAS QUE PERTENCEM A SOCIEDADE. E CONCLUI-SE QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS PRECISAM SER VISTAS COMO UMA FORMA DE DIAGNOSTICAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, COMO TAMBÉM, A REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE, E NÃO COMO MOEDA DE TROCA

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