O TRABALHO EM QUESTÃO OBJETIVA ALERTAR PARA OS BENEFÍCIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS PROPORCIONADOS PELO PROCESSO DE OBTENÇÃO DO BIODIESEL POR TRANSESTERIFICAÇÃO, A PARTIR DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS POR IMERSÃO, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, JÁ QUE O BIODIESEL PRODUZIDO PELO PROCESSO ALUDIDO ACIMA TRARIA INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE, COMO DIMINUIÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AO SEU DESCARTE, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS A TEMAS RELACIONADOS AO REUSO. ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA VOLTADA A TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL, O PROJETO INVESTIGOU OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À CERCA DA QUÍMICA ALIADA AO MEIO AMBIENTE, ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DO PROJETO. A PRODUÇÃO DO BIODIESEL FOI FEITA COM APARELHOS ALTERNATIVOS PRODUZIDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E O ÓLEO RESIDUAL UTILIZADO FOI A DEMANDA RECICLADA PELOS ALUNOS, ELEVANDO O NÍVEL DE IMPORTÂNCIA DO PROJETO, NO QUE DIZ RESPEITO A PROPOSTA DE SER SIGNIFICATIVA E PAUTADA A TEMAS QUE RELACIONAM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE – CTSA, DIMINUINDO ASSIM O NÍVEL DE ABSTRAÇÃO EM QUÍMICA E FORMANDO CIDADÃOS CRITICAMENTE CONSCIENTES QUANTO AO DESCARTE E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.