SILVA, Fabio Colins Da. O problema dos quatro quatros em malba tahan. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61571>. Acesso em: 05/11/2024 07:46
O ENSINO DE MATEMÁTICA TEM CAUSADO REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE MUDANÇA PEDAGÓGICA COM REFERÊNCIA ÀS METODOLOGIAS DE ENSINO E A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA. NESTE CONTEXTO, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM OCUPADO ESPAÇO CENTRAL NAS DISCUSSÕES CURRICULARES, PRINCIPALMENTE REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOBILIZADOS NAS/DAS ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DO LIVRO O HOMEM QUE CALCULA, DE AUTORIA DE MALBA TAHAN. A DISCUSSÃO TEÓRICA QUE AUXILIOU NAS REFLEXÕES ESTÁ PAUTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE POLYA; ONUCHIC; ALLEVATO; POZO E ECHEVERRIA, ENTRE OUTROS. A INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ-PA, COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA. AS ANÁLISES FORAM REALIZADAS A PARTIR DOS REGISTROS DA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA OS QUATRO QUATROS, RETIRADOS LIVRO DE MALBA TAHAN. A PESQUISA APONTOU EM SEUS RESULTADOS QUE O TRABALHO COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REQUER UMA NOVA POSTURA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS. POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA.