Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE ZOOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PARA UM MELHOR PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AINDA É BASTANTE COMPLEXO E DESAFIADOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, DESENVOLVER UM JOGO REFERENTE A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO O CONTEÚDO REFERENTE A ÁREA DA ZOOLOGIA DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MÉDIO. O JOGO PRODUZIDO APRESENTA SUA PRIMEIRA VERSÃO E SE REFERE A UMA METODOLOGIA EXPOSITIVA E PARTICIPATIVA, ONDE O JOGO DA MEMÓRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS FOI INTITULADO “DO TATO À MEMÓRIA”. O JOGO CONSISTE EM 7 PARES DE ANIMAIS, QUE REPRESENTAM TANTO O FILO ARTHROPODA, COMO O FILO CHORDATA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETIVO DE APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTO TÉORICOS COM A PRÁTICA. ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA, O JOGO PERMITIRÁ A APROXIMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DEFICIENTES E NORMOVISUAIS.

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