PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62203 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 1517 "titulo" => "PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PARA UM MELHOR PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AINDA É BASTANTE COMPLEXO E DESAFIADOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, DESENVOLVER UM JOGO REFERENTE A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO O CONTEÚDO REFERENTE A ÁREA DA ZOOLOGIA DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MÉDIO. O JOGO PRODUZIDO APRESENTA SUA PRIMEIRA VERSÃO E SE REFERE A UMA METODOLOGIA EXPOSITIVA E PARTICIPATIVA, ONDE O JOGO DA MEMÓRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS FOI INTITULADO “DO TATO À MEMÓRIA”. O JOGO CONSISTE EM 7 PARES DE ANIMAIS, QUE REPRESENTAM TANTO O FILO ARTHROPODA, COMO O FILO CHORDATA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETIVO DE APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTO TÉORICOS COM A PRÁTICA. ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA, O JOGO PERMITIRÁ A APROXIMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DEFICIENTES E NORMOVISUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE ZOOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID1517_08082019000157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO WESLEY NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO WESLEY" "autor_email" => "romulowesley853@gmail.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62203 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1034 "inscrito_id" => 1517 "titulo" => "PRODUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PARA UM MELHOR PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AINDA É BASTANTE COMPLEXO E DESAFIADOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, DESENVOLVER UM JOGO REFERENTE A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO O CONTEÚDO REFERENTE A ÁREA DA ZOOLOGIA DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MÉDIO. O JOGO PRODUZIDO APRESENTA SUA PRIMEIRA VERSÃO E SE REFERE A UMA METODOLOGIA EXPOSITIVA E PARTICIPATIVA, ONDE O JOGO DA MEMÓRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS FOI INTITULADO “DO TATO À MEMÓRIA”. O JOGO CONSISTE EM 7 PARES DE ANIMAIS, QUE REPRESENTAM TANTO O FILO ARTHROPODA, COMO O FILO CHORDATA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM O OBJETIVO DE APRIMORAR OS SEUS CONHECIMENTO TÉORICOS COM A PRÁTICA. ALÉM DE SER UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA, O JOGO PERMITIRÁ A APROXIMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS DEFICIENTES E NORMOVISUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE ZOOLOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID1517_08082019000157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO WESLEY NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO WESLEY" "autor_email" => "romulowesley853@gmail.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }