Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS AVALIATIVOS OU ATRIBUIÇÕES DE NOTAS? REGISTROS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ESCOLA, PROCESSO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      AVALIAÇÃO – QUE ESTEJA A SERVIÇO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ETAPA\r\n
      IMPORTANTE E INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO EDUCACIONAL, POIS A MESMA TEM QUE INSTITUIR, SOBRETUDO, UMA\r\n
      PRÁTICA REALIZADA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM, CONTRAPONDO-SE A AVALIAÇÃO EXCLUDENTE E\r\n
      CLASSIFICATÓRIA, HISTORICAMENTE DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER\r\n
      E ANALISAR PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA,\r\n
      ENQUANTO BOLSISTA DE PIBID. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE EMERGIRAM\r\n
      NA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, OFERTADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB, NA QUAL TIVE ACESSO\r\n
      A OBRAS DE AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM DEFESA DE UMA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM E\r\n
      NÃO NA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO DEU-SE\r\n
      MEDIANTE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REALIZADA EM UMA SALA DE AULA DE 1º ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL\r\n
      DE JOÃO PESSOA/PB. INFELIZMENTE, PERCEBE-SE QUE A CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE AVALIAÇÃO PREDOMINANTE NO\r\n
      ÂMBITO ESCOLAR, É A ABORDAGEM TRADICIONAL, COM FORTE PREVALÊNCIA DAS PROVAS E TESTES, DESVINCULANDO O\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NA CONTEMPORANEIDADE O TEMA AVALIAÇÃO TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ESPAÇOS EM DISCUSSÕES DEVIDO À SUA IMPORTÂNCIA E COMPLEXIDADE, MUITO SE TEM DEBATIDO ACERCA DA TEMÁTICA AVALIAÇÃO, PROPONDO UMA AVALIAÇÃO – QUE ESTEJA A SERVIÇO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UMA ETAPA IMPORTANTE E INDISSOCIÁVEL DO PROCESSO EDUCACIONAL, POIS A MESMA TEM QUE INSTITUIR, SOBRETUDO, UMA PRÁTICA REALIZADA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM, CONTRAPONDO-SE A AVALIAÇÃO EXCLUDENTE E CLASSIFICATÓRIA, HISTORICAMENTE DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, ENQUANTO BOLSISTA DE PIBID. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE EMERGIRAM NA DISCIPLINA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, OFERTADA PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB, NA QUAL TIVE ACESSO A OBRAS DE AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA EM DEFESA DE UMA AVALIAÇÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM E NÃO NA APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO DEU-SE MEDIANTE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REALIZADA EM UMA SALA DE AULA DE 1º ANO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB. INFELIZMENTE, PERCEBE-SE QUE A CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE AVALIAÇÃO PREDOMINANTE NO ÂMBITO ESCOLAR, É A ABORDAGEM TRADICIONAL, COM FORTE PREVALÊNCIA DAS PROVAS E TESTES, DESVINCULANDO O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO QUE É A APRENDIZAGEM.

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