A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) DEFINE SANEAMENTO BÁSICO (SB) COMO O CONTROLE DE TODOS OS FATORES DO MEIO FÍSICO DO HOMEM, QUE EXERCEM OU PODEM EXERCER EFEITOS NOCIVOS SOBRE O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL DAS PESSOAS. SENDO ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO DO SANEAMENTO BÁSICO É MINIMIZAR OS DANOS AO MEIO AMBIENTE QUE INTERFEREM NA SAÚDE DA POPULAÇÃO ALCANÇANDO A SALUBRIDADE AMBIENTAL. CONSIDERANDO A TRÍADE ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE (CTS) A ESCOLA PASSOU A ASSUMIR UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DE SEUS ALUNOS DESENVOLVENDO E PROPONDO DIFERENTES PRÁTICAS EDUCACIONAIS O ENSINO DO TEMA APRIMORANDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OUTRO FATOR DETERMINANTE PARA O APROFUNDAMENTO DESSA TEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO É SUA FREQUENTE ABORDAGEM NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) SENDO QUE AS QUESTÕES RELACIONAM A IMPORTÂNCIA DO SB E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA FALTA À POPULAÇÃO HUMANA E AO MEIO AMBIENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRABALHO É A REALIZAÇÃO DE UM LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA SB NO ENEM. COMO RESULTADO, FOI VERIFICADO QUE CONSTANTEMENTE A TEMÁTICA SB É RECORRENTE NO ENEM DESDE A SUA ORIGEM EM 1998 ATÉ O ANO DE 2018 SENDO ENCONTRADAS 49 QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA SB MOSTRANDO QUE ESSA TEMÁTICA DEVE SER TRABALHADA NAS ESCOLAS DE UMA FORMA MAIS INTENSA E INTERDISCIPLINAR.