ARAÚJO, Igor De Sousa et al.. Inclusão, afetividade e ensino-aprendizagem em vygotsky. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60788>. Acesso em: 23/12/2024 05:54
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INTERCALAR OS ESTUDOS SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO, AFETIVIDADE E ENSINO- APRENDIZAGEM RELACIONANDO COM A VISÃO DE VYGOTSKY, REFLETINDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE NO PLANO DA AÇÃO METODOLÓGICO, INVESTIU PRIORITARIAMENTE NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS ARTIGOS E LIVROS ENCONTRADOS, RESSALTANDO A TEMÁTICA DA SEGUINTE PESQUISA. DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR É POSSÍVEL DESTACAR VÁRIOS FATORES, QUE SE DÃO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DOS SUJEITOS NESTE ESPAÇO, COMO O ENSINO-APRENDIZAGEM OBJETO DE AÇÃO NA ESCOLA, A INCLUSÃO PROCESSO DE GARANTIR O ENSINO A TODOS E A AFETIVIDADE COMO O PAPEL ESSENCIAL PARA UM AMBIENTE DE PRÁTICAS PRAZEROSAS. VEMOS EM VYGOTSKY, A VISÃO DE UM AMBIENTE PEDAGÓGICO MAIS AFETIVO E INCLUSIVO. BUSCANDO PROPORCIONAR A TODOS DENTRO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, NA ESCOLA UMA REDE DE AFETOS QUE DIRETAMENTE CONTRIBUI PARA A INCLUSÃO E A INTEGRAÇÃO DE TODOS, SEM DISTINÇÃO DE DIFICULDADES FÍSICAS, INTELECTUAIS OU OUTRAS ESPECIFICIDADES. OBJETIVANDO A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS MAIS FIRMES E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.