A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ REALIZADOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE, COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESSES ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE O JOVEM NESSA FAIXA ETÁRIA DE IDADE PRECISA SER ESCUTADO SOBRE OS SEUS PROJETOS, E INCENTIVADOS A ENCORAJAR-SE, NUMA PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO, TENDO RESPONSABILIDADE E GERENCIANDO SUAS EMOÇÕES, CONVIVENDO COM O OUTRO, INTERAGINDO DE FORMA SAUDÁVEL, MINIMIZANDO OS CONFLITOS QUE POSSAM DESESTRUTURÁ-LO COMO PESSOA E CIDADÃO TORNANDO-SE SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COMO METODOLOGIA ESCOLHEU-SE O ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 25 (VINTE E CINCO) ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS SÃO: ENTREVISTAS INFORMAIS E QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO, AINDA EM DESENVOLVIMENTO INICIOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ SEMANALMENTE, ONDE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE ABORDAM TEMÁTICAS COMO: FAMÍLIA, BULLYING, MEDO, SONHOS, RESPEITO, VALORES, EMPATIA, ENTRE OUTROS. DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA APONTAM QUE OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ DESENVOLVIDOS NA ESCOLA, CONTRIBUEM PARA QUE OS ALUNOS ADOLESCENTES SE SINTAM SEGUROS E CONFIANTES NA PARTILHA DOS SEUS SENTIMENTOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA AUTOCONFIANÇA, EMPATIA, AUTOCUIDADO E PARA MELHORAR OS RELACIONAMENTOS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE, FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM.