Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ: A ESCOLA DE QUIXADÁ FAZ

Palavra-chaves: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, DIÁLOGO Pôster (PO) GT 18 – Educação Emocional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60101
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5133
    "inscrito_id" => 11695
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ: A ESCOLA DE QUIXADÁ FAZ"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ REALIZADOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE, COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESSES ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE O JOVEM NESSA FAIXA ETÁRIA DE IDADE PRECISA SER ESCUTADO SOBRE OS SEUS PROJETOS, E INCENTIVADOS A ENCORAJAR-SE, NUMA PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO, TENDO RESPONSABILIDADE E GERENCIANDO SUAS EMOÇÕES, CONVIVENDO COM O OUTRO, INTERAGINDO DE FORMA SAUDÁVEL, MINIMIZANDO OS CONFLITOS QUE POSSAM DESESTRUTURÁ-LO COMO PESSOA E CIDADÃO TORNANDO-SE SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COMO METODOLOGIA ESCOLHEU-SE O ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 25 (VINTE E CINCO) ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS SÃO: ENTREVISTAS INFORMAIS E QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO, AINDA EM DESENVOLVIMENTO INICIOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ SEMANALMENTE, ONDE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE ABORDAM TEMÁTICAS COMO: FAMÍLIA, BULLYING, MEDO, SONHOS, RESPEITO, VALORES, EMPATIA, ENTRE OUTROS. DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA APONTAM QUE OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ DESENVOLVIDOS NA ESCOLA, CONTRIBUEM PARA QUE OS ALUNOS ADOLESCENTES SE SINTAM SEGUROS E CONFIANTES NA PARTILHA DOS SEUS SENTIMENTOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA AUTOCONFIANÇA, EMPATIA, AUTOCUIDADO E PARA MELHORAR OS RELACIONAMENTOS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE, FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID11695_01102019173422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELENE FERREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSE SOUSA"
    "autor_email" => "rosequix@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE QUIXADÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60101
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5133
    "inscrito_id" => 11695
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ: A ESCOLA DE QUIXADÁ FAZ"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ REALIZADOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE, COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESSES ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE O JOVEM NESSA FAIXA ETÁRIA DE IDADE PRECISA SER ESCUTADO SOBRE OS SEUS PROJETOS, E INCENTIVADOS A ENCORAJAR-SE, NUMA PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO, TENDO RESPONSABILIDADE E GERENCIANDO SUAS EMOÇÕES, CONVIVENDO COM O OUTRO, INTERAGINDO DE FORMA SAUDÁVEL, MINIMIZANDO OS CONFLITOS QUE POSSAM DESESTRUTURÁ-LO COMO PESSOA E CIDADÃO TORNANDO-SE SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COMO METODOLOGIA ESCOLHEU-SE O ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 25 (VINTE E CINCO) ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS SÃO: ENTREVISTAS INFORMAIS E QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO, AINDA EM DESENVOLVIMENTO INICIOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ SEMANALMENTE, ONDE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE ABORDAM TEMÁTICAS COMO: FAMÍLIA, BULLYING, MEDO, SONHOS, RESPEITO, VALORES, EMPATIA, ENTRE OUTROS. DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA APONTAM QUE OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ DESENVOLVIDOS NA ESCOLA, CONTRIBUEM PARA QUE OS ALUNOS ADOLESCENTES SE SINTAM SEGUROS E CONFIANTES NA PARTILHA DOS SEUS SENTIMENTOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA AUTOCONFIANÇA, EMPATIA, AUTOCUIDADO E PARA MELHORAR OS RELACIONAMENTOS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE, FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA18_ID11695_01102019173422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELENE FERREIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROSE SOUSA"
    "autor_email" => "rosequix@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE QUIXADÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ REALIZADOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE, COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DESSES ESTUDANTES. CONSIDERANDO QUE O JOVEM NESSA FAIXA ETÁRIA DE IDADE PRECISA SER ESCUTADO SOBRE OS SEUS PROJETOS, E INCENTIVADOS A ENCORAJAR-SE, NUMA PERSPECTIVA DE FORTALECIMENTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO MUNDO MODERNO, TENDO RESPONSABILIDADE E GERENCIANDO SUAS EMOÇÕES, CONVIVENDO COM O OUTRO, INTERAGINDO DE FORMA SAUDÁVEL, MINIMIZANDO OS CONFLITOS QUE POSSAM DESESTRUTURÁ-LO COMO PESSOA E CIDADÃO TORNANDO-SE SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COMO METODOLOGIA ESCOLHEU-SE O ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 25 (VINTE E CINCO) ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS SÃO: ENTREVISTAS INFORMAIS E QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO, AINDA EM DESENVOLVIMENTO INICIOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ SEMANALMENTE, ONDE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES QUE ABORDAM TEMÁTICAS COMO: FAMÍLIA, BULLYING, MEDO, SONHOS, RESPEITO, VALORES, EMPATIA, ENTRE OUTROS. DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA APONTAM QUE OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ DESENVOLVIDOS NA ESCOLA, CONTRIBUEM PARA QUE OS ALUNOS ADOLESCENTES SE SINTAM SEGUROS E CONFIANTES NA PARTILHA DOS SEUS SENTIMENTOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA AUTOCONFIANÇA, EMPATIA, AUTOCUIDADO E PARA MELHORAR OS RELACIONAMENTOS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE, FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.