ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM O OBJETIVO DE FORNECER ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO QUE É HOJE DENOMINADO “PRÁTICAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ALUNO ASPERGER”, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ASPECTOS: GARANTIR O DIREITO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (ASPERGER) E OS APORTES TEÓRICOS NECESSÁRIOS À EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA TODOS. A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE DE MANEIRA DESCRITIVA A PARTIR DOS DADOS COLHIDOS NA LITERATURA E COM REGISTROS EM PORTFÓLIO. POR MEIO DESTES, IDENTIFICOU-SE QUE O FATO DE EXISTIREM LEIS E RESOLUÇÕES QUE GARANTAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR UNIVERSAL, GRATUITA E LAICA PARA TODOS, INCLUSIVE PARA OS DEFICIENTES, TGD E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NÃO VEM GARANTINDO O ENSINO DE QUALIDADE, OU SEJA, O APRENDIZADO DE CONHECIMENTOS ACUMULADOS HISTORICAMENTE PELA HUMANIDADE. PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO QUE A NÃO CONTINUIDADE DE FORMAÇÃO TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NÃO RESPONDE ÀS SUAS NECESSIDADES PROFISSIONAIS. PENSAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EXIGE CONHECER A NOSSA REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA, BEM COMO DOMINAR CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS COM RIGOR EPISTEMOLÓGICO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DO PAPEL DA ESCOLA COMO ATO EDUCATIVO.