Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58591
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 8138
    "titulo" => "A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA.  OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA.  POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL  E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA  E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA  PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8138_04092019163154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORRÊA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CRUZ"
    "autor_email" => "facambiblioteca@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58591
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2937
    "inscrito_id" => 8138
    "titulo" => "A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA.  OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA.  POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL  E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA  E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA  PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8138_04092019163154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORRÊA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CRUZ"
    "autor_email" => "facambiblioteca@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA. POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.