O PRESENTE TRABALHO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL, APRESENTAR AS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO COLETIVO REALIZADAS COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SUPERINTENDÊNCIA DAS ESCOLAS DE FORTALEZA – SEFOR 2, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. DENTRO DESSA ABORDAGEM, BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR, DANDO ÊNFASE PARA O PLANEJAMENTO COLETIVO, REALIZADO ENTRE PROFESSORES DA MESMA ÁREA DE CONHECIMENTO. O MESMO APRESENTA UMA ESTRATÉGIA REALIZADA COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEFOR 2, COM O OBJETIVO DE FORTALECER ESSA PRÁTICA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA CONSISTE EM ENCONTROS PRESENCIAIS, PLANEJADOS A PARTIR DE TEMÁTICAS E ATIVIDADES PENSADAS PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES DOS DOIS COMPONENTES CURRICULARES, QUE CULMINAM NA PRODUÇÃO DE UM MATERIAL ESTRUTURADO, PENSADO E ELABORADO DE FORMA COLETIVA, ENTRE OS PROFESSORES PARTICIPANTES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE DOS ALUNOS, DAS ESCOLAS ONDE O MESMO SERÁ APLICADO. E POR FINAL APONTA ALGUNS IMPACTOS OBSERVADOS ATÉ O MOMENTO, EM SUAS AULAS E DENTRO DA PERSPECTIVA ESCOLAR, PELOS PROFESSORES QUE ESTÃO VIVENCIANDO ESTA EXPERIÊNCIA.