A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) TORNOU-SE CADA VEZ MAIS PRESENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, SUPERANDO A DISTÂNCIA FÍSICA E GEOGRÁFICA E APROXIMANDO PESSOAS ATRAVÉS DA INTERAÇÃO POR MEIOS TECNOLÓGICOS. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR A RELAÇÃO DA ATUAÇÃO DA TUTORIA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EAD, DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. CONSISTIU EM UMA PESQUISA BÁSICA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, REALIZANDO UMA ANÁLISE E DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A TUTORIA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO. NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD, A TUTORIA TEM COMO OBJETIVO DESPERTAR NO ALUNO A SUA CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA ESTUDO COM A FINALIDADE DA EFETIVAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA BUSCA PELA INFORMAÇÃO, DESENVOLVENDO AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ASSIM, O ALUNO ESTÁ MAIS PROPÍCIO PARA A BUSCA E TROCA DE INFORMAÇÕES NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA, TENDO IMPORTANTE PAPEL NO TRABALHO EM CONJUNTO NA EAD, ONDE TODOS PODEM COLABORAR NA PRODUÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.