Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ONDAS ESTACIONÁRIAS E RESSONÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO A PARTIR DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO APRESENTA A DESCRIÇÃO E APLICAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL E SUA FUNCIONALIDADE. O EXPERIMENTO FOI CONSTRUÍDO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E TEVE COM OBJETIVO SIMULAR AS CARACTERÍSTICAS INERCIAIS E ELÁSTICAS DO MEIO NA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE UMA ONDA MECÂNICA LONGITUDINAL, RELACIONANDO-O COM CONCEITOS SOBRE ONDAS ESTACIONÁRIAS E O COMPORTAMENTO DA RESSONÂNCIA NO ENSINO DE FÍSICA. O PERCURSO METODOLÓGICO ACONTECEU POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. DURANTE A APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA O EXPERIMENTO FOI UTILIZADO COMO ELO DE ARTICULAÇÃO COM AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A FÍSICA. A FUNCIONALIDADE DO EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO FOI DE LEVAR A LIBERDADE INTELECTUAL AO ESTUDANTE DE MODO QUE O MESMO EXPUSESSE SUAS IDEIAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O FENÔMENO ESTUDADO COM MAIOR CLAREZA E EFICIÊNCIA.

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