MOTIVAÇÃO ESCOLAR: A ESCOLA SOB A PERCEPÇÃO DO ALUNO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61155 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5363 "inscrito_id" => 12363 "titulo" => "MOTIVAÇÃO ESCOLAR: A ESCOLA SOB A PERCEPÇÃO DO ALUNO" "resumo" => "NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS A ESCOLA DESEMPENHA UM PAPEL QUE NÃO SE RESTRINGE À EDUCAÇÃO FORMALIZADA AO OFERECER TAREFAS DE INGRESSO AO MUNDO CULTURAL, PROFISSIONAL E SOCIAL, PROVOCA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM DIREÇÃO A ESTÁGIOS MAIS ELEVADOS, A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA PROVOCAR OS AVANÇOS QUE NÃO OCORRERIAM ESPONTANEAMENTE. DE TAL MODO QUE PARA ENTENDER O PROCESSO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR, DEVE-SE COMPREENDER O AMBIENTE ESCOLAR E SEU REFLEXO ASSIMILADO PELA CRIANÇA DENTRO DO SEU PRÓPRIO CONTEXTO SIMBÓLICO. ISTO POSTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLICATIVO, ONDE SE PROCEDEU UM ESTUDO DE CAMPO COM DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E SEUS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OLINDA - PE. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR NÃO É INICIALMENTE FRUTO DE UMA SIMPLES CURIOSIDADE INTELECTUAL, ESTANDO ENVOLVIDO EM PRIMEIRO LUGAR UM QUADRO SOCIAL IMPOSITIVO, ONDE O PRÓPRIO CONTEXTO AMBIENTAL PERSUADE A ESCOLARIZAÇÃO. PERCEBEU-SE AINDA QUE O AMBIENTE FÍSICO E SIMBÓLICO DA SALA DE AULA NÃO SE APRESENTA ENQUANTO ATRATIVO AOS DISCENTES, PRINCIPALMENTE PELA SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL. RATIFICOU-SE O CARÁTER SALVÍFICO ATRIBUÍDO À ESCOLA ENQUANTO PAPEL SOCIAL, CONSTATOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR É RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SITUAÇÃO QUE ELE VIVE, SENDO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA A EXISTÊNCIA DO AFETO NO PROCESSO DE APRENDIZADO, TENDO EM VISTA QUE INICIALMENTE O DISCENTE NÃO APRENDE PARA SI, MAS PARA SEU DOCENTE, UMA VEZ QUE ESTUDA PARA AGRADAR-LHE OU EVITAR PUNIÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO ESCOLAR, PERCEPÇÃO, PROCESSO DE APRENDIZADO, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID12363_03102019012009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFFANY CAROLLINE" "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO MARINHO" "autor_email" => "marinhocarol07@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61155 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5363 "inscrito_id" => 12363 "titulo" => "MOTIVAÇÃO ESCOLAR: A ESCOLA SOB A PERCEPÇÃO DO ALUNO" "resumo" => "NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS A ESCOLA DESEMPENHA UM PAPEL QUE NÃO SE RESTRINGE À EDUCAÇÃO FORMALIZADA AO OFERECER TAREFAS DE INGRESSO AO MUNDO CULTURAL, PROFISSIONAL E SOCIAL, PROVOCA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM DIREÇÃO A ESTÁGIOS MAIS ELEVADOS, A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA PROVOCAR OS AVANÇOS QUE NÃO OCORRERIAM ESPONTANEAMENTE. DE TAL MODO QUE PARA ENTENDER O PROCESSO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR, DEVE-SE COMPREENDER O AMBIENTE ESCOLAR E SEU REFLEXO ASSIMILADO PELA CRIANÇA DENTRO DO SEU PRÓPRIO CONTEXTO SIMBÓLICO. ISTO POSTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLICATIVO, ONDE SE PROCEDEU UM ESTUDO DE CAMPO COM DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E SEUS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OLINDA - PE. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR NÃO É INICIALMENTE FRUTO DE UMA SIMPLES CURIOSIDADE INTELECTUAL, ESTANDO ENVOLVIDO EM PRIMEIRO LUGAR UM QUADRO SOCIAL IMPOSITIVO, ONDE O PRÓPRIO CONTEXTO AMBIENTAL PERSUADE A ESCOLARIZAÇÃO. PERCEBEU-SE AINDA QUE O AMBIENTE FÍSICO E SIMBÓLICO DA SALA DE AULA NÃO SE APRESENTA ENQUANTO ATRATIVO AOS DISCENTES, PRINCIPALMENTE PELA SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL. RATIFICOU-SE O CARÁTER SALVÍFICO ATRIBUÍDO À ESCOLA ENQUANTO PAPEL SOCIAL, CONSTATOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR É RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SITUAÇÃO QUE ELE VIVE, SENDO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA A EXISTÊNCIA DO AFETO NO PROCESSO DE APRENDIZADO, TENDO EM VISTA QUE INICIALMENTE O DISCENTE NÃO APRENDE PARA SI, MAS PARA SEU DOCENTE, UMA VEZ QUE ESTUDA PARA AGRADAR-LHE OU EVITAR PUNIÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO ESCOLAR, PERCEPÇÃO, PROCESSO DE APRENDIZADO, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID12363_03102019012009.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFFANY CAROLLINE" "autor_nome_curto" => "NASCIMENTO MARINHO" "autor_email" => "marinhocarol07@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }