RESUMO
LIDERAR UMA COMUNIDADE ESCOLAR SE CONSTITUI COMO UM GRANDE DESAFIO PARA O GESTOR, NESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA ANALISAR O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR NO DESAFIO DE EQUILIBRAR O TRABALHO E INTEGRAR OS COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO INCLUSIVA, ATRAVÉS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE NA COOPERAÇÃO E NO COMPROMISSO DE EDUCAR, CONSCIENTIZAR A ESCOLA E A COMUNIDADE ENVOLVIDA NA INCLUSÃO ENQUANTO MISSÃO COLETIVA PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA UTILIZOU COMO MÉTODO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM O SUPORTE TEÓRICO APOIADO NOS ESTUDOS DE LUCK (2009), VIEIRA (2003), MANTOAN (2006), MINAYO (2007), BAIYER (2010), DENTRE OUTROS. APÓS A ANÁLISE DE LIVROS, PERIÓDICOS, DECRETOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS FOI POSSÍVEL LEVANTAR COMO RESULTADO QUE É NECESSÁRIO QUE A GESTÃO ESCOLAR SE EMPENHE EM FOMENTAR AÇÕES QUE CONSOLIDEM O PROJETO DE INCLUSÃO, PROPORCIONANDO QUALIDADE À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS QUE SÃO DIRETAMENTE BENEFICIADOS COM O AEE. OBSERVAMOS QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE QUE GERALMENTE É OFERECIDO NO CONTRATURNO DE ESTUDO DO ALUNO, É REALIZADO EM MOMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS, PRECISA SER PLANEJADO EM EQUIPE, ENVOLVENDO TODOS OS PROFESSORES E EQUIPE GESTORA, TENDO COMO OBJETIVO OFERECER UM SUPORTE EDUCACIONAL PARA FACILITAR O ACESSO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, E A CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS COMO UM TODO.