Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: CURRÍCULO INTEGRADO, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÃO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59756
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 10611
    "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÃO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10611_13082019100816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA CARVALHO"
    "autor_email" => "luzia@censanet.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59756
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 10611
    "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, INOVAÇÃO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10611_13082019100816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA CARVALHO"
    "autor_email" => "luzia@censanet.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.