O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA AGRÍCOLA PARA O CONHECIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61389 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2439 "inscrito_id" => 10293 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA AGRÍCOLA PARA O CONHECIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO" "resumo" => "AS COLEÇÕES DE PLANTAS, SEJAM DIDÁTICAS OU CIENTÍFICAS, AUXILIAM NA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REGISTROS QUE RELACIONAM OS RESULTADOS NOS MAIS VARIADOS ASPECTOS A UMA DETERMINADA ESPÉCIE, LIGANDO-OS A UMA CORRETA IDENTIFICAÇÃO QUE É DADA PELO CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, RELACIONADAS AOS FATORES ECOLÓGICOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE EXSICATAS NO CONTEXTO BOTÂNICO PARA O CURSO DE AGRONOMIA PROPORCIONANDO ASSIM ESTÍMULOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM HABILIDADES, EXPERIMENTAÇÃO COM UM RESULTADO PARTICULAR E ÚNICO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA QUE A PRÁTICA OFERECE, POSSIBILITANDO VINCULAR A BOTÂNICA COM CONCEITOS INTERDISCIPLINARES REUNIDOS ATRAVÉS DA ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL. A PRÁTICA ACONTECEU NO MÊS DE ABRIL, DO ANO CORRENTE, NO QUAL SE UTILIZOU A PESQUISA DE CAMPO, E COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO, CADERNO DE CAMPO E REGISTRO FOTOGRÁFICO, SENDO O PÚBLICO ALVO OS ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA. O TRABALHO DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: AULA TEÓRICA E A AULA PRÁTICA. ESTA PRÁTICA POSSIBILITOU PARA OS ALUNOS REFLETIREM SOBRE OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS QUE IRÃO FAZER PARTE DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO O DOCENTE TEM QUE COORDENAR A APRENDIZAGEM DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA DESCRITA NESSE TRABALHO, OS ALUNOS ESTAVAM ESTUDANDO OS ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS E DIDÁTICAS. O USO DE EXSICATAS TORNA AS AULAS DIFERENCIADAS, POIS DESPERTA NOS ESTUDANTES MAIOR CURIOSIDADE SOBRE AS TEMÁTICAS QUE ESTÃO SENDO TRABALHADAS. DESTA MANEIRA, OS MESMOS SENTEM-SE ESTIMULADOS COM A BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS E APRENDIZADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FLORESTA AMAZÔNICA, EXSICATAS, PRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10293_19082019142544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ ANNA" "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61389 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2439 "inscrito_id" => 10293 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA AGRÍCOLA PARA O CONHECIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO" "resumo" => "AS COLEÇÕES DE PLANTAS, SEJAM DIDÁTICAS OU CIENTÍFICAS, AUXILIAM NA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REGISTROS QUE RELACIONAM OS RESULTADOS NOS MAIS VARIADOS ASPECTOS A UMA DETERMINADA ESPÉCIE, LIGANDO-OS A UMA CORRETA IDENTIFICAÇÃO QUE É DADA PELO CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, RELACIONADAS AOS FATORES ECOLÓGICOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE EXSICATAS NO CONTEXTO BOTÂNICO PARA O CURSO DE AGRONOMIA PROPORCIONANDO ASSIM ESTÍMULOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM HABILIDADES, EXPERIMENTAÇÃO COM UM RESULTADO PARTICULAR E ÚNICO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA QUE A PRÁTICA OFERECE, POSSIBILITANDO VINCULAR A BOTÂNICA COM CONCEITOS INTERDISCIPLINARES REUNIDOS ATRAVÉS DA ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL. A PRÁTICA ACONTECEU NO MÊS DE ABRIL, DO ANO CORRENTE, NO QUAL SE UTILIZOU A PESQUISA DE CAMPO, E COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO, CADERNO DE CAMPO E REGISTRO FOTOGRÁFICO, SENDO O PÚBLICO ALVO OS ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA. O TRABALHO DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: AULA TEÓRICA E A AULA PRÁTICA. ESTA PRÁTICA POSSIBILITOU PARA OS ALUNOS REFLETIREM SOBRE OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS QUE IRÃO FAZER PARTE DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO O DOCENTE TEM QUE COORDENAR A APRENDIZAGEM DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA DESCRITA NESSE TRABALHO, OS ALUNOS ESTAVAM ESTUDANDO OS ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS E DIDÁTICAS. O USO DE EXSICATAS TORNA AS AULAS DIFERENCIADAS, POIS DESPERTA NOS ESTUDANTES MAIOR CURIOSIDADE SOBRE AS TEMÁTICAS QUE ESTÃO SENDO TRABALHADAS. DESTA MANEIRA, OS MESMOS SENTEM-SE ESTIMULADOS COM A BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS E APRENDIZADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FLORESTA AMAZÔNICA, EXSICATAS, PRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID10293_19082019142544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ ANNA" "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }