A DISCUSSÃO SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR É UMA CONSTANTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. PENSAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMO PRODUTO DE UMA FORMAÇÃO PERMANENTE REALIZADA AO LONGO DA VIDA PROFISSIONAL, LEVA EM CONSIDERAÇÃO ALGUMAS QUESTÕES COMO: AS CONDIÇÕES SALARIAIS, A PROMOÇÃO NA PROFISSÃO, ARTICULAÇÃO ENTRE OS PARES ETC. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A PÓS-GRADUAÇÃO COMO UMA NECESSIDADE FORMATIVA PARA O PROFESSOR. DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (PPGED/UFPI), ESTA PESQUISA É DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO ACERCA DO PERCURSO EVOLUTIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, PERSPECTIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR. COMPREENDEMOS QUE A QUALIFICAÇÃO DO DOCENTE SUPERIOR DEVE OCORRER POR INTERMÉDIO DA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É VIABILIZADO E MEDIADO POR UM PROCESSO QUE ENVOLVE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NECESSITA TANTO DA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA, QUANTO DO ENSINO, PARA QUE POSSA (RE) CONSTRUIR SEUS CONHECIMENTOS E DESENVOLVER UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA COM SEUS ALUNOS. ASSIM, A PÓS-GRADUAÇÃO CONSISTE EM UMA NECESSIDADE FORMATIVA PARA O PROFESSOR, TANTO PARA SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUANTO PESSOAL E DE HABILIDADES QUE NORTEIEM O CAMPO DA PESQUISA E DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.