Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 288
DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DO PROFESSOR PEDAGOGO

Palavra-chaves: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR PEDAGOGO, DESENVOLVIMENTO MOTOR Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTUDO TRATA SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES, CONSIDERANDO A ATUAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS E DE PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O OBJETIVO CENTRAL FOI COMPARAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE SÃO ATENDIDOS POR PROFESSORES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS QUE SÃO ASSISTIDOS EXCLUSIVAMENTE PELO PROFESSOR PEDAGOGO. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO POSSUI DELINEAMENTO TRANSVERSAL E ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 29 ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 5 E 6 ANOS, EM DUAS ESCOLAS INDÍGENAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE UM PROFESSOR PEDAGOGO E UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A APLICAÇÃO DO TESTE, QUE CONSISTIU NO KÖRPERKOORDINATIONTEST FÜR KINDER (KTK). A APRESENTAÇÃO DOS DADOS FOI FEITA COM O AUXÍLIO DA PLATAFORMA EXCEL DO WINDOWS E O PRÓPRIO MATERIAL DO KTK QUE APRESENTA O CÁLCULO DO COEFICIENTE MOTOR DE CADA TESTE E DO NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE CADA INDIVÍDUO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DURANTE A PESQUISA MOSTRARAM QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ALUNOS POSSUEM UM DESENVOLVIMENTO MOTOR SATISFATÓRIO. CONCLUIU-SE NESSE ESTUDO, TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS INVESTIGADOS POSSUEM FORMAÇÕES DIFERENTES, QUE AMBOS OS PROFISSIONAIS PARECEM DESENVOLVER UM BOM TRABALHO COM SEUS ALUNOS NO QUESITO DESENVOLVIMENTO MOTOR, POIS OS RESULTADOS DOS TESTES MOSTRARAM SE SATISFATÓRIOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.